Há mesmo roupa de mãe e não tem de ser antiquada

A ideia de que as mães se vestem com muitos padrões florais, pregas, folhos, saias a meia canela, com acessórios que chocalham por todo o lado e sapatos que anunciam a sua chegada, não podia estar mais desatualizada.

As mães de hoje vestem-se de forma moderna e muitas vezes nem mudam grande coisa no seu armário depois de ter filhos. No entanto ter um bebé muda muito o estilo de vida das mulheres e as suas tarefas diárias, por isso é natural que tenham atenção a outros detalhes e tenham em conta a sua nova condição quando escolhem o que vestir.

A primeira fase: moda pré-natal

Quando a barriga começa a crescer e se torna difícil caber nos seus tamanhos antigos é importante usar roupa desenhada para grávidas para que se sinta mais confortável. Por isso é recomendado que pelo menos as calças e as saias tenham um cós elástico. Apesar disso não tem que dizer adeus à moda durante nove meses, já que nas suas lojas preferidas irá encontrar várias opções para vestir ainda que possam ter de ser um número acima do seu. As peças com algodão e um pouco de elastano são confortáveis e vão destacar a barriga, mas para quem gosta de dar menos nas vistas existem vários modelos largos e os cortes império que se adaptam perfeitamente ao corpo das futuras mães.

Atenção aos materiais

Quando os bebés são pequeninos é natural que estejam muito tempo ao colo da mãe e por isso é necessário ter um cuidado extra com os tecidos que escolhemos para vestir, já que pelo menos as partes de cima da nossa roupa estão muitas vezes em contacto com bebé. Assim são de evitar os bordados, tecidos com aplicações e materiais mais rígidos que podem arranhar a pele delicada de um recém-nascido.

A escolha certa para a amamentação

Nem todas as mulheres dão de mamar, mas aquelas que o fazem sabem a chatice que é ter de se despir sempre que o seu filho tem fome. A solução passa por escolher roupa aberta a meio, com botões ou fechos, ou peças com os decotes cruzados. Não se esqueça que também vai dar de mamar à noite e por isso as camisas de noite e pijamas também devem ser abertas à frente.

Os acessórios

Quando as crianças começam a descobrir o brilho dos brincos e dos colares, não há mãe que se safe a grandes puxões, por isso escolha antes pulseiras e brincos pequenos para completar os seus looks. Não se esqueça do relógio, porque acredite que o vai usar mais do que nunca. Para quem tem bebés nos meses de verão compre um chapéu com abas bem largas que também faça sombra ao seu recém-nascido quando o tem ao colo.

links_CasacoCharlotteDiga ‘Olá’ aos sapatos rasos

A vida de andar calmo e relaxado acabou durante uns tempos, por isso é melhor começar a usar sapatos rasos para correr atrás dos miúdos. Se não é fã de ténis e sabrinas e sempre usou saltos, opte por uns meios salto (cerca de 3cm) iguais aqueles que a sua mãe usava e que a faziam rir… pois é chegou a sua vez!

Atenção aos decotes

Não temos nada contra roupa decotada e muito menos contra mãe que gostam de decotes, mas a verdade é ter o busto muito destapado é muito perigoso, quando se tem uma criança pequena, sobretudo na praia. Os bebés parecem ter uma grande tendência para puxar a roupa das mães revelando o que se quer tapado, por isso escolha t-shirts mais justas ao pescoço e abuse dos fatos de banho tapados em cima, que tanto estão na moda.

Veja na nossa galeria algumas sugestões que a vão ajudar na hora de escolher a sua farda de mãe.


Veja também como se vestir para ir trabalhar.