Há quatro vagas para o Festival da Canção? Tem mês e meio para concorrer e estas são as regras

ucrania
[Fotografia: EBU/Corinne Cumming]

Está aberto o concurso para novos temas para o Festival da Canção, da RTP, para 2023. Para lá dos 16 artistas convidados pela estação pública, há quatro vagas abertas ao público em geral, e os candidatos devem submeter propostas inéditas até ao prazo limite de 21 de outubro.

De acordo com a nota enviada pelo canal, que inclui o regulamento detalhado e que pode ser consultado aqui, os temas de envio voluntário devem ser feitas por “cidadãos de nacionalidade Portuguesa ou residentes no nosso País, tenham ou não trabalhos publicados, incluindo, mas sem limitar, os portugueses que vivem fora de Portugal, bem como cidadãos de outras nacionalidades que residam em Portugal”.

“As maquetas deverão ser disponibilizadas através de envio direto de ficheiro de áudio (mp3 ou wav) para o email [email protected], acompanhado dos seguintes dados do concorrente: nome completo, nacionalidade, residência, data de nascimento e número de contacto telefónico”, lê-se no regulamento. A escolha dos quatro selecionados será comunicada, após apreciação de júri, até 31 de outubro., tendo depois de ser enviada a versão final até 30 de novembro de 2022.

As propostas submetidas, até três por autor – cabendo à RTP a escolha final do tema -, “poderão ser constituídas por voz e um instrumento ou voz com vários instrumentos”.

O regulamento refere que “as letras não poderão conter mensagens políticas ou religiosas, incitar à violência de qualquer tipo ou a qualquer tipo de ódio ou discriminação, nem conter linguagem imprópria. Não podem, igualmente, conter marcas comerciais, ou qualquer tipo de apelo comercial”. Não é obrigatório que os temas sejam em português, e nenhum dos elementos em palco – até um máximo de seis – pode ter menos de 16 anos à data de exibição da grande final do Festival, que decorre em março.

O prémio para a “a composição da música e para a autoria da letra da canção vencedora será de 1500 euros” e a “participação do(s) intérprete(s) no ESC 2023, no Reino Unido, com deslocação, estadia e alimentação incluídas”.

A canção que, então, obtiver o primeiro lugar figurará no palco do Reino Unido, país onde terá lugar a Eurovisão. Recorde-se que a Ucrânia venceu a edição de 2022 mas a guerra levou a que organização, por questões de segurança, escolhesse o segundo país com mais votos como anfitrião, comprometendo-se, contudo, a salvaguardar e a evidenciar a presença do vencedor.

Em 2022 e em Portugal, foi Maro que venceu o Festival da Canção RTP com o tema “Saudade, Saudade” e com superioridade sobre os intérpretes favoritos: Aurea, FF, Os Quatro e Meia e Agir (que escreveu a canção para a concorrente Milhanas). Maro conquistou o pleno de 24 pontos – 12 atribuídos pelo júri do concurso musical da RTP1 e 12 do público -, com o tema cantado em inglês e português. Na Eurovisão, a intérprete conquistou o nono lugar, tendo sido recebida em território nacional com aplausos.