Subir

Há um truque para acalmar a solidão

Há um truque para acalmar a solidão

Não há melhor que um banho de imersão, com a banheira cheia de água quentinha, bom remédio para afastar o mau humor e aliviar o stress. E não só. Ao que parece, este é também um bom exercício para lidar com a solidão. E até há um estudo científico que o comprova.


Veja também o artigo 5 coisas que acontecem nas relações longas


Um grupo de investigadores da universidade norte-americana de Yale deitou mãos à obra e realizou não um, mas quatro estudos sobre o tema. O primeiro concluiu que as pessoas que sofrem de solidão crónica usam os banhos como forma de substituir aquilo que emocionalmente lhes falta, ou seja, o calor humano. Se dúvidas houvesse que é do quentinho que gostamos, o segundo estudo revelou que o frio físico induz sentimentos de solidão.

Não há duas sem três e a investigação que se seguiu deu conta que a necessidade que temos de socializar, de conseguir um bem-estar emocional, pode ser satisfeita através do calor. E não só do humano. Finalmente, o quarto estudo indicou que estas ideias, descritas pelos trabalhos anteriores, não são conscientes. Ou seja, fazemo-lo e sentimo-lo sem pensar nisso. O que sugere que a tendência para procurar calor físico como substituto de um calor emocional e social que vai faltando é o reflexo de uma estratégia de autorregulação, também ela inconsciente.

Para os investigadores, fica a certeza de que quanto mais isolada a pessoa se sente em determinado momento, mais banhos toma por dia e mais tempo passa neles, banhos esses que tendem também a ser cada vez mais quentes. E que a frieza da solidão ou da rejeição podem, de alguma forma, ser compensadas através do calor proporcionado pelos banhos.
Descobertas que podem ter, segundo os autores deste trabalho, implicações no tratamento de problemas mentais e perturbações do foro social, com benefícios importantes. O estudo sugere mesmo que pode ser benéfico a escolha de climas mais quentes para quem sofre de doenças mentais.

Carla Marina Mendes