Hábitos, cuidados e rituais que deve ter sempre depois do sexo

iStock-1181795735 (1)
[Fotografia: iStock]

O que se faz depois de uma relação sexual varia de casal para casal. Enquanto uns preferem dormir, outros optam por ficar abraçados em silêncio, rir ou falar. No entanto, segundo três especialistas norte-americanas, há sete comportamentos que devem ser adotados por todos, para bem da saúde física e mental de cada um dos elementos do casal.

Veja quais são os sete conselhos que Sunny Rodgers, coach sexual certificada e embaixadora da Associação Americana de Saúde Sexual, Chamin Ajjan, uma psicoterapeuta e terapeuta sexual, e Karla Ivankovich, terapeuta de casais e conselheira clínica da OnePatient Global Health em Chicago, nos EUA, deram ao site norte-americano The Huffington Post.

Ir à casa de banho. Segundo Sunny Rodgers, urinar depois de ter relações sexuais é uma necessidade. “Este é o primeiro passo que sugiro sempre depois do sexo. Pode ajudar a dissipar quaisquer bactérias ou tóxinas e ‘limpa os canos'”, explicou a coach sexual.

Escolha roupa interior que permita ao corpo respirar. “O algodão é a melhor opção para permitir que os órgãos genitais respirem. Sendo uma fibra natural, o algodão também é hipoalergénico, altamente absorvente e não vai irritar estas regiões mais sensíveis, que são propensas a uma maior sensibilidade e humidade depois do sexo”, sublinhou a embaixadora da Associação Americana de Saúde Sexual,

Aninhe-se junto ao seu parceiro. De acordo com Chamin Ajjan, de cada vez que se faz sexo é ativada a ocitocina, a hormona do amor, que, por sua vez, cria um sentimento de proximidade. “Falar com o seu parceiro depois do sexo é uma ótima maneira de se conectar e criar ainda mais intimidade”, afirmou a psicoterapeuta.

Hidrate-se. Pode sempre pegar na garrafa de água que tem no frigorífico e colocá-la na mesa de cabeceira antes da relação sexual, para evitar ter de ir à cozinha depois. “Após o sexo deve beber água para hidratar e manter os níveis de energia, pois a estimulação sexual pode esgotar as suas forças”, aconselhou Sunny Rodgers.

Coma um snack. Costuma sentir fome depois de fazer sexo? É normal porque queima calorias e aumenta o ritmo cardíaco. Sunny Rodgers sugere que petisque depois das relações sexuais. Coma sementes de chia ou beba chá verde.

Felicitem-se um ao outro. Se quer que o relacionamento amoroso dure é importante verbalizar o quanto gosta do seu parceiro. “A ocitocina ainda é elevada imediatamente a seguir ao sexo. Partilhar com o outro o quanto realmente gostou da intimidade, fisicamente e emocionalmente, é uma ótima forma de manter a ligação”, disse Karla Ivankovich.

Devem rir-se juntos para manter um estado de espírito brincalhão. “Tudo parece melhor. Conte uma piada e prolongue o tempo que têm juntos. Esse tempo extra é importante”, explicou Karla Ivankovich