Hábitos que tem de inserir na sua rotina para aumentar as defesas

iStock-1079862114mulher

Numa altura em que as gripes e constipações continuam em altas, especialmente falando da atual preocupação número um a nível mundial de saúde, o Coronavírus, parece-nos fundamental falar sobre hábitos que podem aumentar as nossas defesas.

Quando as defesas no nosso corpo estão mais em baixo, vários são os sintomas e doenças que podem mais facilmente aparecer e prejudicar a nossa saúde. Desde queda de cabelo a constipações, vários são os sintomas secundários que podem advir desta situação e é importante reforçar o nosso sistema imunológico.

Existem vários fatores que podem ajudar a baixar as nossas defesas, como é exemplo disso as famosas mudanças de temperatura, e que são agentes externos que não conseguimos controlar. No entanto, existem algumas comidas ou mesmo hábitos que conseguem facilmente ser realizados e que nos vão ajudar a manter o corpo e a mente mais fortes.

O stress, a vida atarefa e hábitos poucos saudáveis de alimentação ou exercício físico são apenas alguns dos problemas que estão cada vez mais enraizados na nossa sociedade. Veja abaixo a lista de hábitos que deve, desde já, começar a implementar na sua rotina diária.

A alimentação é fundamental – equilibrada e saudável

A alimentação saudável e equilibrada tem um impacto gigante na nossa saúde, incluindo o nossos sistema imunitário. Vitamina C e Ómega 3, por exemplo, são algumas das substância que deve ingerir diariamente para que o seu corpo esteja mais protegido. Existem vários alimentos que a podem ajudar a sentir-se melhor tanto a nível físico como também emocional. Evite comer alimentos como gorduras saturadas ou açúcares em demasia, apostando mais em alimentos como as frutas e os legumes. Os probióticos são também muito importantes para o nosso organismo, sendo as chamadas “bactérias boas”. Coma iogurtes naturais.

Praticar exercício físico

Também já é sabido que a prática de exercício físico de forma regular é muito importante e tem um grande impacto na nossa saúde. O exercício físico fortalece o nosso sistema imunológico e ajuda-nos a estar, no geral, mais saudáveis e ativas. Mas desengane-se se pensa que é necessário fazer exercício muito intenso, pode apenas optar por realizar pequenas corridas ou caminhadas. Encontre uma atividade ou modalidade que goste e dedique-lhe algum tempo. Mantenha-se ativa.

Boas noites de sono e descanso

O sono é muito importante para repor as nossas energias. A privação de sono é um tema muito discutido na atualidade, sendo que já se sabe que as noites mal dormidas podem trazer vários problemas associados. E o pior é que está provado que as mulheres têm mais dificuldade em conseguir “desligar o cérebro” na hora de ir dormir. Dormir pouco – e mal – enfraquece o nosso sistema, por isso é fundamental dormir as 7 a 8 horas diárias recomendadas.

Controlar e evitar situações de stress

O stress é um problema cada vez mais comum na nossa sociedade. As rotinas atarefas e o cérebro que nunca desliga é uma realidade constante na vida da maioria das pessoas. Prazos apertados e mil e uma tarefas a cumprir é algo adjacente a quase toda a população e existem vários malefícios associados a esta situação. É importante que tente manter este sentimento em linha, arranjando formas e mecanismos de o tentar controlar. Pratique Ioga ou faça outra atividade que a ajude a manter-se mais relaxada.

Ter hábitos corretos de higiene

Embora os hábitos de higiene corretos devam ser preocupações constantes e diárias, a verdade é que nem sempre temos estes cuidados – como lavar as mãos várias vezes ao dia e evitar colocá-las na boca e face. Se as nossas defesas estão em baixo, é mais fácil que uma bactéria ou vírus nos afete, pelo que é necessário, sempre, que façamos uma correta higiene diária, para evitar este contágio.