Netflix vai “vender” vestidos de alta costura, e podem chegar aos 1300 euros

halston coleção
[Fotografia: HalstonxNetflix]

A pandemia fechou passarelles, digitalizou semanas de moda, mas não calou designs, tendências e peças de culto. Todas elas mudaram-se com ainda mais vigor no pequeno ecrã. Quem não se lembra do guarda-roupa de Stranger Things recriado pela H&M, em 2019, ou, mais recentemente, dos icónicos casacos compridos de Nicole Kidman na série The Undoing, das tendências de maquilhagem de Euphoria ou, mais recentemente, da opulência e joalharia de The Bridgeton?

Mais do que deixar todo este território nas mãos apenas dos designers, das marcas e das produções, a plataforma de distribuição televisiva Netflix começa a desfilar por este novo mundo ao anunciar o lançamento de uma nova coleção de moda inspirada na ficção e vai começar a estar em pré-venda em junho.

A distribuidora vai colaborar com a marca de luxo americano Halston, que já apresenta a coleção no seu site. A informação, avançada pelo site Fast Company, antecipa a criação de uma coleção cápsula de dez vestidos de baile, com valores igualmente luxuosos: entre os 995 e os 1595 dólares (814 a 1300 euros) .

As peças são inspiradas nos designs minimalistas apresentados no novo filme biográfico da Netflix sobre Roy Halston Frowick (1932-1990), o criador que lançou a marca em 1968.

E se a Netflix tinha testado o mercado de mass market em 2019, agora pisa território da alta costura, firmando-se claramente como parceiro de negócio.

No caso deste documentário, a Netflix procurou os arquivos da casa de moda para poder recriar a produção televisiva e, embora a Halston não tenha participado de início na elaboração deste projeto, rapidamente – e já no fim da rodagem – as negociações evoluíram para a reposição do conceito, mas agora para o mercado da alta costura.

Robert Rodriguez, o designer da marca há cerca de ano e meio, escolheu dez das mais populares peças produzidas nas décadas de 70 e 80 do século passado com capacidade para criar rastilho no mercado atual. “Halston adorava cores, tínhamos certeza que deveríamos destacá-las, concentrámo-nos na camisa com brilho, pela qual ele era conhecido”, revela. E acrescenta: “Adaptei as silhuetas e proporções.” O filme documental, bem como este novo lançamento cápsula, pode convocar as novas gerações para esta marca de roupa de luxo que quer ganhar renovada força no mercado.