‘Handmaid’s Tale’ estreia em Portugal no próximo mês

handmaids-tale-03-1495560452

A série The Handmaid’s Tale vai ser exibida em Portugal, a partir do próximo mês de dezembro, avança o ‘Público’.

A adaptação do livro homónimo de Margaret Atwood, publicado em 1985, que descreve uma sociedade totalitária onde as mulheres são subjugadas e oprimidas, foi lançado este ano, no serviço de streaming Hulu, concorrente do Netflix.

Em Portugal, a distribuição da série, vencedora do Emmy para Melhor Drama, será feita nos mesmos moldes, pela NOS Play. A estreia no serviço de streaming nacional está marcada para dia 19 de dezembro, mas haverá uma antestreia, no dia 16, Comic Con, no Porto, refere o ‘Público’.

A versão televisiva do livro de Atwood – protagonizada pela atriz Elisabeth Moss, que ficou conhecida do público internacional com a série Mad Men – trouxe uma nova leitura da obra, já que estreou na altura em que Donald Trump tomou posse como presidente dos Estados Unidos da América. As suas declarações misóginas, antes e depois da campanha, e os recuos em políticas que beneficiavam as mulheres, prometiam ameaçar os direitos femininos conquistados.

A obra de Atwood explora a subjugação das mulheres e as várias formas de opressão que as levam a perder os direitos e a independência conquistada. Um brutal retrocesso, passado num futuro próximo, numa sociedade distópica, pós-feminista.

Impulsionada pelo novo contexto político na América, a série conheceu um sucesso inesperado e foi a primeira de um serviço de streaming a conquistar um Emmy naquela categoria.


Leia mais sobre a série neste artigo da Notícias Magazine: Handmaid’s Tale: a série que está a assustar as mulheres americanas ganhou um Emmy


Em Portugal, o livro ‘Handmaid’s Tale’ foi editado pela primeira vez com o título ‘Crónicas de Uma Serva’, no final dos anos 1980, pelas Publicações Europa-América. A edição mais recente é de 2013, da Bertrand, com o título ‘História de Uma Serva’.