Harry com “grande tristeza” na hora do adeus à família real

meghan_harry_reuters

Na passada noite de domingo, 19 de janeiro, o príncipe Harry falou pela primeira vez ao público desde que anunciou que ele e Meghan Markle iam desistir dos seus títulos séniores reais.

O duque de Sussex expressou “grande tristeza” face ao assunto. O príncipe disse: “a decisão que tomei para a minha mulher e eu darmos um passo atrás não foi tomada de ânimo leve.” Sei que nem sempre agi de forma correta, mas, no que diz respeito a isso, não havia outra opção”, acrescentou.

Apesar de o casal ter anunciado que iria passar a ser independente da família real, Harry diz que “queria continuar a servir a rainha, a comunidade das nações e as associações militares, mas sem financiamento público“, mas “infelizmente, isso não é possível”, afirmou o duque.

Depois de se tornar público que os duques iriam abdicar dos seus títulos reais, a rainha Isabel II disse em comunicado que as conversas com o casal já duravam há meses. No mesmo documento a monarca afirma: “Estou satisfeita por termos encontrado juntos um caminho construtivo e solidário para o meu neto e a família“.

A rainha diz ainda reconhecer “os desafios que eles enfrentaram como resultado de um intenso escrutínio nos últimos dois anos”. Apesar de tudo, a rainha diz que apoia o desejo do casal ter uma vida mais independente.

Recorde-se que Harry e a mulher, Meghan Markle, decidiram dar um “passo atrás” nos seus deveres reais no início do mês de janeiro.