Harry e Meghan, a imprensa e o trauma do passado

meghan_harry_reuters

“Situação de fragilidade”. Foi esta expressão que desencadeou os alarmes na família real britânica e relativamente as duques de Sussex, Harry e Meghan Markle. Num documentário recente e que acompanhou o casal na viagem oficial que fez pelo sul de África, no início de outubro, ambos referiram que estavam a ter problemas em lidar com a insistente e intensa imprensa tablóide inglesa sobre as suas vidas.

Aliás, é já sabido que o casal, que teve o primeiro filho Archie em maio, deverá ausentar-se cerca de seis semanas da vida pública e longe de atos oficiais. Um recolhimento que poderá acontecer nos Estados Unidos da América, avançado pela jornal Sunday Times e que vai coincidir com os processos judiciais que os duques de Sussex deverão interpor a dois grupos de comunicação ingleses, acusando-os de perseguir a mulher, a ex-atriz Meghan Markle.

“Sempre protegerei minha família e agora tenho uma família para proteger. Então, tudo o que ela [Diana] passou e o que aconteceu com ela é importante. Não sou paranóico, só não quero repetir o passado”, afirmou Harry na referida entrevista quando confrontado com o receio de ver repetida a tragédia do passado, quando a mãe, Diana de Gales, morreu em 1997 num acidente de carro em Paris enquanto o carro era perseguido por fotógrafos.

Sinais que estão a deixar o duque de Cambridge “preocupado”. O príncipe William espera, segundo revelou fonte do Palácio de Kensington à BBC, que ambos “estejam bem”.

Relação entre irmãos

No referido comentário exibido na ITV, Harry terá dito que a relação que mantém com o irmão William tem “dias bons e dias maus”, respondendo assim ao vários relatos da imprensa que os tem dado como desavindos.

“Inevitavelmente, as coisas acontecem” e resultando da “pressão sob a qual a família vive”, afirmou, acrescentando: “Somos irmãos. Sempre seremos irmãos. Estamos certamente trilhando caminhos diferentes no momento, mas eu sempre o apoiarei, porque sei que ele sempre me apoiará”. “Não quero repetir o passado”, vincou o duque de Sussex.

Imagem de destaque: Reuters