Aprenda a cozinhar de forma saudável

shutterstock_556492381

Raquel Fortes, consultora na área da promoção de um estilo de vida saudável, autora do blogue It’s Up to You e co-autora do livro Crianças Saudáveis, Famílias Felizes, detetou uma lacuna na rotina familiar de quem a segue: “Recebo muitos pedidos de pessoas que gostariam de ter quem lhes preparasse refeições saudáveis para toda a semana. Estas pessoas têm conhecimento e preocupação crescentes em relação à alimentação e procuram soluções que as ajudem a ultrapassar este problema”, explica Raquel. Para dar resposta a estas questões, surgiu a ideia de criar o Healthy Cook at Home.

O Healthy Cook at Home, um workshop inovador em Portugal. Tem como objetivo ajudar quem prepara regularmente as refeições, muitas vezes também encarregues das compras no supermercado e da confeção das refeições familiares, a selecionar e combinar alimentos saudáveis nas suas ementas semanais.

Raquel Fortes afirma que as famílias que “não têm empregada a tempo inteiro e, assim como contratam outros serviços de lavandaria e limpeza à hora, gostavam de fazer o mesmo com a oferta alimentar. Por outro lado, há famílias de maior dimensão, com filhos pequenos, cujos pais trabalham fora o dia todo e que têm a necessidade de ter uma empregada permanente que lhes assegure tudo: ir buscar os miúdos à escola, limpar a casa, tratar da roupa e preparar as principais refeições do dia.” É por isso que os principais destinatários deste curso são justamente os funcionários domésticos e donos de casa que se ocupam das refeições da família.

“os alimentos podem ser os nossos melhores amigos e que têm a capacidade de nos deixar mais bem-dispostos, quando bem escolhidos e conjugados”

No Healthy Cook at Home quem se encarrega das refeições vai aprender a comprar, combinar e cozinhar alimentos de forma saudável. No primeiro dia irão descobrir o que são alimentos bons e menos bons, aprender a fazer substituições, a organizar uma despensa saudável, os utensílios que não devem faltar e também a fazer uma lista de compras, tendo como exemplo o que foi comprado para confecionar as receitas desse dia. “No segundo dia executamos as restantes receitas selecionadas e entregamos um plano semanal de refeições saudáveis”, explica Raquel.

As receitas selecionadas para este workshop foram eleitas em conjunto com os Chefs Ana Viçoso e Gonçalo Carvalheiro, da Lisbon Cooking Academy, por serem simples e de rápida confeção, mas ao mesmo tempo por tornarem possível completar um dia inteiro de refeições saudáveis. Raquel destaca ainda a versatilidade desta formação. “Tanto os funcionários que têm a competência de cozinhar para famílias, como os recém-casados, ou pessoas que vivem sozinhas, assim como as que cozinham para fora, podem ter interesse.”

O Healthy Cook at Home pretende que a alimentação saudável seja hábito adquirido no maior número de casas portuguesas. Mas Raquel sabe que há ideias preconcebidas sobre a dita “alimentação saudável”, agentes da resistência à mudança, que precisam de ser desmistificadas. “Se por um lado há famílias que acham complicado preparar um prato principal saudável do agrado de todos, já para quem vive sozinho, cozinhar pode ser extremamente desmotivante. Neste último caso, se pensarmos que os alimentos podem ser os nossos melhores amigos e que têm a capacidade de nos deixar mais bem-dispostos, quando bem escolhidos e conjugados, a disposição e vontade de dedicar algum tempo do nosso dia ao momento de preparar a refeição muda por completo.”

Funcionalidade a longo prazo

O horário e a organização deste workshop foram pensados de forma a facilitar a logística destes profissionais. “Está dividido em dois módulos de 4 horas: por um lado, para não atrapalhar a logística doméstica e familiar e, por outro, para que haja tempo de surgirem dúvidas entre as aulas. De qualquer forma, temos uma sessão de esclarecimento agendada para uma semana depois da última aula, e nesse mesmo dia será aberto um grupo fechado no Facebook para todos os participantes, de forma a podermos tirar dúvidas e partilhar novas receitas”, indica Raquel Fortes.

O “efeito borboleta” deste workshop será, segundo Raquel, muito claro. “Esperamos que o Healthy Cook at Home ajude tanto as famílias portuguesas, como quem vive sozinho, ou as pessoas que cozinham para fora, a mudarem os seus hábitos de alimentação e a forma como cozinham, a terem gosto por uma cozinha mais organizada e uma despensa maioritariamente saudável. Acreditamos que irá contribuir para a diminuição do desperdício alimentar, capacitando quem se inscrever a criar as suas próprias receitas saudáveis ao perder o medo de se aventurar na cozinha”, afirma Raquel Fortes. E acrescenta: “Também queremos muito chegar às pessoas que têm como atividade profissional cozinhar para fora e já têm os seus clientes fixos, muitos deles já abertos a alternativas saudáveis. Estas pessoas podem ter um papel fundamental para que mais famílias passem a comer de forma mais saudável em casa.”

(O Módulo 1 do Healthy Cook at Home, que irá ter lugar na LisbonCookingAcademy nos dias 20 e 22 de março, das 10h às 14h, com o custo de €125. Mais informações: its-uptoyou.com/healthy-cook-at-home/ ou [email protected])

Carmen Saraiva