#heforshe estreia-se este sábado em Portugal

16826055_1651895944837577_1525685671467091200_o

O movimento criado pela atriz britânica Emma Watson chega este sábado, 11 de março, a território nacional e o Delas.pt é um dos convidados deste dia de estreia que quer pôr em evidência o que ainda está por fazer em matéria de igualdade de género.

Os trabalhos começam pelas 10h00 e devem terminar pelas 19h00, e a iniciativa vai arrancar com a presença do novo embaixador para a causa em Portugal: o ator José Fidalgo, mas não só.


Saiba o que o ator quer fazer pela causa


Com ele, neste arranque do Arts Day, a ter lugar na Casa das Histórias Paula Rego, em Sintra, vão estar também a radialista Ana Galvão, a cantora Carolina Deslandes e o antropólogo Miguel Vale de Almeida. Esta conversa será de acesso livre.

À tarde, a partir das 15h00, será altura para ouvir relatos em torno da desigualdade de género que se vive em Portugal, no âmbito do momento IgniteHeForShe, um momento terá o custo simbólico de 2,5 euros por pessoa.

Será Blaya, a MC e dançarina, a apresentar os 20 oradores que vão partilhar, em tom informal, histórias sobre aquela matéria. Entre os testemunhos, estará o da editora executiva do Delas.pt, Carla Macedo. A iniciativa vai decorrer a par com workshops, street art, momentos musicais e exposições de pintura e fotografia.

HeForShe [Ele por Ela, em tradução literal] é o nome da organização criada pela atriz, que tem desenvolvido trabalho na área da igualdade de género e sob égide das Nações Unidas. A iniciativa tem já uma filial a trabalhar em Portugal e acabou de escolher Fidalgo para dar a cara por ela.

Portugal tem uma representante da #HeForShe desde dezembro – Carolina Pereira, 23 anos -, e foi nessa altura que começaram os trabalhos.

“Por um lado, temos em curso uma campanha – adaptável a cada país – e que por cá passa por pôr em evidência pequenas coisas em que se nota que há desigualdade de género, como por exemplo, em frases como ‘um homem não chora’ ou ‘ jogas à bola como uma menina’. Abrimos esta iniciativa ao online para que, quem quisesse, pudesse dar ideias”, explica Carolina Pereira. Esta responsável lembra que Portugal “´é o terceiro país mais desigual da Europa”.

Num outro patamar, a organização está a importar para dentro de fronteiras o programa IMPACT 10X10X10 e que pretende ter “impacto”, tal como o nome indica, “nas universidades, nos governos e nas grandes empresas”, conta Carolina.

“O Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE – IUL) foi a primeira universidade a assumir o compromisso de obter indicadores e marcas de paridade e recrutar alunos e professores olhando para esse equilíbrio (dos 33%) do ponto de vista do corpo docente”, revela a embaixadora do #HeForShe.

Carolina antecipa que “a Universidade Nova, a do Porto e a do Algarve já demonstraram interesse em associarem-se à causa”. As iniciativas passam por “promover formações e workshops nestas instituições. O objetivo é que, cumprindo os rácios, entrem no Top10 internacional.

Uma vez dado este passo, é tempo de olhar para as grandes empresas e para os governos. Confrontada com o facto de ao governo estar a preparar uma lei sobre a igualdade de género, mas ter nomeado apenas um elemento feminino para o Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos – Maria João Carioca – ou ter solicitado, no início desta semana, que o Banco de Portugal nomeasse uma mulher (Ana Paula Serra) para os corpos dirigentes do regulador – ficando abaixo do que a iniciativa legislativa prevê (33%), Carolina responde: “Há um duplo sentimento”.


Conheça em ;detalhe a iniciativa legislativa, ;recorde o que dizem os ;partidos políticos ;e as ;iniciativas de cidadãos ;em torno deste tema


“Fico contente que que haja uma proposta de lei que revela alguma consciencialização do problema e demonstra vontade de mudar, mas percebe-se que há um longo caminho a percorrer”, refere Carolina Pereira.