Helen Mirren, mulher de causas, chega à Fox Crime

Helen Mirren
REUTERS/Dylan Martinez

Aos 70 anos, a atriz inglesa Helen Mirren já não tem nada a provar à indústria cinematográfica. Na sua lista de prémios constam um Óscar, quatro BAFTA, três Globos de Ouro, quatro Emmy, um Tony, dois prémios de Melhor Interpretação Feminina concedidos pelo Festival de Cannes…e a lista continua.

A atriz, que foi condecorada com o título honorífico de Dama do Império Britânico pelo Palácio de Buckingham é também conhecida por não ter papas na língua na hora de expor as suas opiniões sobre a luta feminista.

Mirren, de resto, sempre defendeu uma maior diversidade nos papéis femininos no cinema. “Eu sempre disse ‘Ponham a vossa energia na mudança do papel das mulheres na sociedade’. Quando os papéis das mulheres mudam, os papéis das mulheres vão também mudar no grande ecrã. É como bater com a cabeça contra uma parede de tijolos: um pouco de cimento acaba por cair e eu sinto que essa parede está prestes a desabar”, contou a atriz inglesa ao site Makers.

Não é de estranhar, portanto, que Helen Mirren tenha aceitado interpretar Jane Tennison na série ‘Principal Suspeito’, uma inspetora que luta para se destacar num mundo dominado por homens. Na trama, Tennison é uma das primeiras mulheres a atingir o posto de detetive principal na policia de Londres e tem de enfrentar, todos os dias, o sexismo institucionalizado no seu local de trabalho.

A série inspirada pela obra da romancista Lynda La Plante, e que é reposta a partir desta terça-feira, às 23.10, no canal Fox Crime, aborda ao longo das suas sete temporadas temas como o sexismo no local de trabalho, o racismo, a pedofilia e a prostituição. A dificuldade de Jane Tennison em encontrar o equilíbrio entre o seu trabalho e a sua vida pessoal é outro dos focos da série.

Ao todo, a trama estreada pela primeira vez no canal britânico ITV, em abril de 1991, é composta por 15 episódios que seguem o formato habitual das minisséries inglesas – temporadas curtas e episódios longos que chegam a durar 90 minutos. Depois das primeiras cinco temporadas, Helen Mirren decidiu fazer uma pausa da série de sete anos por ter receio de ficar demasiado presa à personagem. Mirren acabou por retomar as gravações das últimas duas temporadas e o último episódio foi para o ar em outubro de 2006. A Fox Crime anunciou que a totalidade das temporadas serão exibidas de segunda a quinta-feira no canal temático.