Publicidade Continue a leitura a seguir

Helena Isabel: nove recomendações e um ‘segredo’ para a ‘eterna juventude’

Helena Isabel [Fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens]

Publicidade Continue a leitura a seguir

Não tarda nada e será novamente uma presença assídua no pequeno ecrã, uma vez que Helena Isabel está de regresso à ficção nacional, integrando o elenco de Para Sempre, a nova produção que a TVI prepara.

E, para lá do trabalho pelo qual é reconhecida, Helena Isabel é também, cada vez mais, rosto de beleza anti-idade. Aos 69 anos, cumpridos em fevereiro, Helena Isabel deixa ao Delas.pt, dez recomendações que ela própria segue e que vão muito além dos produtos de beleza ou das intervenções cirúrgicas.

Os cuidados e os cremes estão lá, claro, mas há muito mais a fazer. E não implica nem revoluções, nem dispêndios extraordinários. “Para mim, a beleza terá sempre que ver com saúde. Porque se tratarmos de viver uma vida saudável, isso irá sempre refletir-se no nosso aspeto físico“, explica Helena Isabel ao Delas.pt.

 

Entre a dezena de dicas, ter deixado de fumar há cerca de dez anos foi essencial neste processo. Na lista, há ainda uma recomendação que é prioritária para a atriz. Veja-as abaixo.

Beber água: “O nosso organismo elimina água todos os dias por isso essa perda tem se ser reposta diariamente. A água é fundamental para o aspeto da nossa pele. Não adianta pôr apenas cremes hidratantes, senão bebermos água. Também é altamente benéfica para o bom funcionamento dos intestinos e também pode ajudar na perda de peso.”

Fazer exercício regularmente: “São inúmeros os benefícios de fazer exercício. Reduz o risco de doenças cardiovasculares. Melhora a nossa saúde mental e a nossa disposição, pode ajudar a combater o stress e reduz o risco de depressão. Fortalece os nossos ossos e músculos. E também nos ajuda a manter o peso.”

Deixar de fumar: “Em primeiro lugar, os pulmões agradecem. A nossa circulação sanguínea melhora o que facilita as nossas atividades. A pele fica com outra luminosidade, e devo dizer-vos que desde que deixei de fumar (há cerca de dez anos) é raro constipar-me, e gripe nem vê-la. Para além dos cheiros que ficam mais apurados”.

Apanhar sol:Sim, mas com regras. O sol é fundamental para reforçarmos a nossa vitamina D, mas uma exposição exagerada pode ser altamente prejudicial. Para além de contribuir para o envelhecimento precoce da pele, aumenta exponencialmente o risco de contrair cancro de pele. Por isso devemos evitar a exposição entre as 11 e as 15 horas e usar uma proteção solar alta.”

Dormir bem: “Não é por acaso que ouvimos falar do ‘sono de beleza’. Tente dormir oito horas por noite e notará a diferença na sua pele. Diga adeus a olheiras e papos. E com certeza que a sua energia durante o dia irá aumentar.”

Antioxidantes: “Uma alimentação equilibrada é fundamental. Reforçar a fruta, os legumes verdes e abusar dos frutos silvestres é reforçar a nossa imunidade. A vitamina C também ajuda à produção de colagénio e, por conseguinte, melhora o aspeto da nossa pele.”

Retirar make-up antes de dormir: “Nunca dormir maquilhada e limpar muito bem a pele antes de se deitar. Use um bom desmaquilhante de olhos e lave a cara com um creme específico. Há vários no mercado. Limpe cuidadosamente a cara sem esfregar e aplique um bom creme hidratante.”

Tratar o cabelo: “Um cabelo saudável é um cabelo bonito. Corte as pontas regularmente, mesmo se está a deixar crescer. Pelo menos de dois em dois meses. Lave-o com regularidade, se possível com champôs pouco agressivos e faça uma máscara uma vez por semana. Use chapéu na praia. O sol também pode se muito prejudicial para o seu cabelo. Se usa coloração, a cor fica alterada e o cabelo fica mais seco.”

Unhas: “Use e abuse do óleo para cutículas. Se gosta delas compridas e mais elaboradas, já sabe que tem de fazer visitas frequentes à manicure. Nada mais feio que mãos pouco cuidadas por isso, se não tem tempo para passar a vida a arranjá-las, mais vale usá-las curtas, com um verniz neutro.”

Por último, a dica mais importante. “Pare de se comparar com outras mulheres. Só vai pôr a sua autoestima à prova e tornar-se insegura. Cada uma de nós é única e a nossa personalidade, o nosso sorriso e a nossa boa disposição são intemporais e muito mais importantes que uma carinha laroca ou um corpo de sonho. Esses também se vão.”