Higiene e cuidados íntimos. 11 conselhos para manter a vulva jovem e saudável

vulva
[Foografia: Maria Talks/ Unplash]

Muitas vezes descurada, a higiene íntima é absolutamente essencial para o bem-estar das mulheres, sendo também muitas vezes olhada como tema tabu. Essa realidade tem mesmo de ser alterada e o cuidado com esta zona íntima do corpo tem de ser olhada com franqueza.

Por isso, saber que produtos usar, que roupas vestir, que cuidados extra deve ter e não são fatores prioritários para evitar infeções, mau estar e até complicações mais profundas e de difícil resolução.

Abaixo, deixamos alguns conselhos sobre o que pode e não fazer para manter a sua vulva jovem e saudável.

Gel de banho íntimo

O uso do gel de banho íntimo é muito importante para manter a vulva jovem e saudável. É recomendado que se use um gel com um ph neutro. Também se aconselha que não tenha perfume.

Probióticos para mulheres de baixa imunidade

Alimentos ou suplementos que contenham estes microrganismos são importantes para manter a sua vulva saudável, pois ajudam a melhorar as bactérias boas do corpo.

Roupa interior de algodão

De acordo com a Universidade de Iowa Hospitals & Clinics um dos segredos para ter uma vulva saudável e jovem é usar roupa interior de algodão, pois permite que o ar circule com mais liberdade e que a humidade saia.

Evitar roupa muito justa

O uso de roupa interior muito apertada e que aperte a vulva. Esta é uma área bastante sensível e deve ser tratada com todos os cuidados para que se mantenha jovem e saudável por muitos anos.

Não usar roupa interior à noite

É muito importante deixar descansar esta zona do nosso corpo, assim não deve usar roupa interior para dormir e optar partes de baixo folgadas de algodão para que o ar circule.

Evite pensos diários

Não use estes protetores diários a não ser que seja mesmo necessário. O fluxo vaginal é algo normal e a roupa interior acaba por ficar manchada de vez em quando. Porém, o uso diário de pensos provoca uma maior humidade que pode causar infeções.

Cremes hidratantes para a vulva

Alguns especialistas aconselham o uso de cremes próprios para a vulva, ou seja, produtos que contenham ácido hialurónico para as vaginas. É aconselhado especialmente para mulheres que façam desporto, grávidas e todas que recusem tratamentos hormonais na menopausa.

Faça sexo seguro

Ter relações sexuais protegidas é um dos segredos para manter a sua vulva jovem e saudável, pois não só evita a gravidez como também infeções e doenças sexualmente transmissíveis.

Higienize os seus brinquedos sexuais

Limpar os seus brinquedos sexuais depois de os usar é algo de extrema importância, pois caso não o faça podem acumular bactérias que depois podem causam infeções.

Faça exercícios Kegel

Seguramente já ouviu falar dos exercícios Kegel. Este tipo de prática vai ajudá-la a fortalecer e tonificar o assoalhado pélvico o que é ótimo para manter a sua vulva jovem e saudável.

Depilação, sim ou não?

Apesar de esteticamente ser mais apelativo fazer uma depilação completa a verdade é que os pelos mantém a zona íntima saudável, higienizada e livre de infeções.