Endometriose: Raquel Prates vai remover o útero

raquel Prates
[Fotografia: Instagram/Raquel Prates]

Debilitante e silenciosa. A endometriose é uma doença que afeta uma em cada dez mulheres em idade reprodutiva em todo o mundo e que se manifesta pela dor profunda aquando da menstruação, sendo também muitas vezes impeditiva de uma gestação. Mas este é apenas o lado mais visível de uma patologia que tem muitos mais efeitos.

Há já vários anos que a apresentadora e manequim Raquel Prates, de 46 anos, tornou pública a sua batalha contra esta doença, revelando agora que vai ser sujeita a cirurgia para remoção integral do útero. Intervenção que, a título de exemplo, também a atriz Lena Dunham fez, em 2018, para debelar esta condição.

[Fotografia: captura de Instagram/Raquel Prates]
Numa longa e emotiva mensagem publicada no Instagram, Raquel Prates revelou: “Sofro de endometriose e adenomiose, e vou fazer uma histerectomia total com excisão de todas as lesões provocadas pela doença, no próximo dia 17 de Fevereiro.”

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Raquel Prates (@raquelpratesblog)

Uma “exposição enorme” da sua “intimidade” que é feita com o propósito de alertar para “um problema de saúde pública”, e “não é apenas um problema de quem dele padece”. “Afecta uma em cada dez mulheres em idade reprodutiva em todo o Mundo”, vinca a apresentadora.

A voz e o testemunho de Raquel Prates junta-se também ao da influencer e empresária Vanessa Martins, que recentemente também tornou público o ainda receoso processo de luta contra a endometriose. No caso da apresentadora, esta revelação pretende “ajudar a associação MulherEndo a informar todas as mulheres (que oferece vários tipos de apoio), e promover a sensibilização da sociedade para a existência desta doença”.

“Vou ‘dar’ o rosto e mostrar-vos o meu percurso do antes, e depois da cirurgia com todas as informações que considero essenciais”, revela Prates na mesma mensagem em que faz apelos públicos. “Os atrasos e os vários diagnósticos incorretos acarretam lesões para as pacientes e para o @sns_pt.
É urgente que esta situação mude. É imperativo que haja um diagnóstico precoce para que as pacientes recebam o tratamento mais adequado atempadamente, evitando a progressão da doença e outras complicações mais graves”, pede.

Doença afeta 240 mil portuguesas

O número está longe de estar fechado, mas estima-se que, com maior ou menor gravidade, a endometriose afete mais de 240 mil mulheres portuguesas, com idades compreendidas entre os 15 e os 49 anos (o que equivale a dizer que se trata da idade fértil). Os números foram calculados tendo por base os Censos de 2011.