Hoje há greve feminista e manifestações nestas 12 cidades portuguesas

pexels-edmond-dantès-7103038
[Fotografia: Edmond Dantès/Pexels]

Associações feministas e sindicatos vão marchar em 12 cidades portuguesas pelos direitos das mulheres, no âmbito da Greve Feminista Internacional, que acontece em Portugal desde 2019.

“Além da celebração das nossas vidas, queremos também dar visibilidade à violências, às opressões, às desigualdades que as mulheres são alvo numa sociedade desigual, quer as mulheres cis [cisgénero], quer as mulheres trans [transexuais]”, adiantou Cheila Collaço Rodrigues, ativista do núcleo de Lisboa da Rede 8 de Março.

A greve, que acontece no Dia Internacional da Mulher, vai para a sua quinta edição e decorrerá esta quinta-feira, 8 de março, nas cidades de Aveiro, Barcelos, Braga, Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Guimarães, Leiria, Lisboa, Porto e Vila Real, e, no sábado, em Chaves.

Esta greve assenta numa onda muito específica do feminismo e em três pilares principais: a greve laboral, a estudantil, mas também as dos cuidados – que é, basicamente, o trabalho que as mulheres desempenham na sociedade e que sem o qual a sociedade colapsa”, salientou.

Segundo a ativista, na iniciativa que vai decorrer em Lisboa, serão homenageadas todas as vítimas de feminicídio durante o ano passado em Portugal.

O Dia Internacional da Mulher, atualmente comemorado em 8 de março, é assinalado desde o início do século XX, embora com variações na data das celebrações. O dia 08 de março só em 16 de dezembro de 1977 viria a ser oficialmente reconhecido como Dia Internacional da Mulher pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

LUSA