Hunter Schafer vê o seu género ser mudado em passaporte após medida de Trump

Hunter
[Fotografia: Instagram/Hunter Schafer]

“Preenchi tudo corretamente. Coloquei o feminino, mas quando fui buscar o passaporte, vi que eles mudaram para masculino”. A denúncia foi feita pela atriz trans Hunter Schafer, de 26 anos, que vê o seu género ser mudado em documentos oficiais após Donald Trump ter assinado ordem executiva, logo após a tomada de posse, de que os Estados Unidos da América apenas iriam passar a reconhecer os dois sexos: feminino e masculino.

“Estou assustada com a forma como estas medidas estão a ser implementadas”, revelou atriz da icónica série Euphoria. Na partilha que fez nas redes sociais alertando para o facto de a medida já estar em marcha pouco mais de um mês depois de ter sido assinada, Schafer sublinhou: “ter um M em vez de um F no passaporte não muda realmente nada sobre mim ou minha transgeneridade. No entanto, torna a vida um pouco mais difícil.”

“As pessoas trans são lindas. Nunca vamos deixar de existir, eu nunca vou parar de ser trans, uma letra no passaporte não pode mudar isso. E fo**** essa administração. De facto não tenho uma resposta sobre o que fazer sobre isto, mas senti que era importante compartilhar. É real”.

https://www.tiktok.com/@csbvkjbvjkbkjjvkfsjk/video/7473999740842151214?lang=en

A atriz explicou que tem o género feminino em documentos oficiais desde a adolescência, quando tirou a carta. Agora, apesar de não querer acreditar que a ordem alguma vez entrasse em vigor, vê-se confrontada com esta mexida. “Fiquei chocada, porque não sei, simplesmente não achava que realmente não fosse acontecer”.

Hunter Schafer recusa criar drama, promover o medo ou obter consolo, mas revela caso porque quer convocar atenções para “a realidade que as pessoas trans na América enfrentam agora – especialmente aquelas que não preenchem os requisitos de ser uma mulher trans celebridade que é branca e magra e pode aderir aos padrões de beleza contemporâneos”.