Idas à praia? Sim, mas com máscaras e distanciamento social

iStock-1216332019(1)

O país prepara-se para, aos poucos, começar a abrir, mas a época balnear continua numa grande incerteza devido à propagação da Covid-19. O que é certo, por outro lado, é que vai haver muitas e várias restrições no que diz respeito às idas à praia.

A comissão técnica liderada pela Agência Portuguesa do Ambiente decidiu esta quarta-feira, dia 22 de abril, que vão existir muitas regras nas idas à praia. Assim, cada praia irá ter um número máximo de pessoas, vão certamente existir distâncias mínimas entre as pessoas e pode passar a ser obrigatório o uso de máscara em cafés e restaurantes.

Catarina Gonçalves, coordenadora do projeto Bandeira Azul, explicou à TSF que “terão de haver regras de distanciamento, quer seja no estacionamento, na entrada e saída da zona balnear, os apoios de praia têm de ser higienizados e desinfetados, tal como as instalações sanitárias. Vai ter de se usar máscara dentro dos restaurantes, esplanadas ou mesmo deixar de haver incentivo à socialização neste tipo de espaços“, reiterou.

A coordenadora do projeto Bandeira Azul estima ainda que exista um manual anti-Covid, que será distribuído nas praias já no início de maio.”Estamos a planear ter este manual pronto no início de maio. Como qualquer situação que se esteja a planear, temos sempre de ter em conta que pode mudar de um dia para o outro. Temos de fazer um planeamento a curto prazo e não a longo prazo. Estamos a basear-nos na lei, que diz que a época balnear começa a 1 de junho e começa a 30 de setembro, mas podem haver alterações, obviamente”, acrescentou ainda Catarina Gonçalves ao mesmo meio de comunicação.

O projeto Bandeira Azul vai estar atento ao cumprimento destas regras e as praias que não cumprirem as normas anti-Covi-19 perdem a distinção de qualidade.