Este é mais um sintoma de covid-19

pés istock

Especialistas notaram um efeito cutâneo comum aos que contraíram covid-19 e que passa por ter os dedos gelados. Com a pandemia em estudo, quer no que diz respeito à vacina, quer no que diz respeito aos sintomas e sequelas da doença a curto, médio e longo prazo, os investigadores continuam a procurar sinais e efeitos colaterais de quem foi infectado com o novo coronavirus.

De acordo com a revista científica The Lancet, o vírus pode afetar uma fina camada de células que reveste as paredes dos vasos sanguíneos, causando problemas de circulação e ganhando um tom azulado.

Recorde-se que, já em abril e segundo conclusão de um estudo do Journal of the American Academy of Dermatology, ficou evidente que a covid-19 causava também erupções nos dedos dos pés que poderiam ser um indicador, sendo comum a muitos pacientes.

De acordo com os pesquisadores, há duas leões cutâneas frequentemente identificáveis junto de quem contraiu a covid-19 e que variam com a gravidade da infeção.

Uma primeira, que faz com que os dedos fiquem sistematicamente frios, e uma segunda, em pacientes com sintomas leves ou assintomáticos e que passa pelo aparecimento, durante duas a quatro semanas, de manchas avermelhadas na pele das mãos e pés que podem causar dor ou comichão.

Os outros sintomas da Covid-19

A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem uma lista já longa de sintomas de contágio pelo vírus – que pode ser consultada no original aqui – e que vão desde manifestações mais ligeiras às mais graves, às menos e mais frequentes. Entre os mais comuns elencam-se a febre (acima dos 38º), tosse seca e fadiga. Aquele organismo mundial lista ainda a falta de paladar e olfato, congestão nasal, conjuntivite, dor de cabeça, dores musculares, alguns tipos de rash cutâneo, náuseas e vómitos, diarreia.

Entre os sinais mais severos da doença, a OMS fala em falta de ar, perda de apetite, confusão, pressão no peito e dor persistente. Já sobre os mais raros e gravosos sintomas, a entidade fala ainda em irritabilidade, confusão, ansiedade, depressão, distúrbios de sono e complicações cutâneas.