Idosos em casa? É a isto que deve prestar toda a atenção

cuidadores istock
[Fotografia: Istock]

Grupo de risco por excelência, é especialmente sobre os idosos que de devem aplicar todos os cuidados, da forma mais rigorosa possível e sem qualquer exceção.

Por isso, o Núcleo de Estudos de Geriatria (NEGERMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) definiu uma lista de recomendações que devem ter lugar em casa. Medidas que devem ser escrupulosamente aplicadas a doentes idosos e familiares para prevenir a infeção por Covid-19.

Indicações que chegam e que são sublinhadas após notícias de lares com doentes infetados, como foi o caso de o de Famalicão, no domingo, 22 de março.

A mesma estrutura deixou, nesta nota enviada à comunicação social, indicações sobre sintomas que podem indicar presença de Coronavírus, bem como os cuidados que os cuidadores devem ter quando têm familiares idosos a cargo.

Para lá da lavagem da mãos com frequência, com água e sabão e durante cerca de 20 segundos, é importante fazê-lo após assoar-se, espirrar ou tossir e ter contacto com pessoas doentes. Evitar sempre levar as mãos à cara.

Veja outras medidas deixadas pela NEGERMI:

cuidadores
[Fotografia: Istock]
Evite tocar, na medida do possível, em superfícies de alto toque em locais públicos – botões do elevador, maçanetas, corrimãos, apertos de mão com pessoas.

Se é dextro use mais a mão esquerda e faça o contrário se for esquerdino.

Use um lenço de papel ou a sua manga para cobrir a sua mão ou o seu dedo, se precisar tocar em algo.

Evite fazer compras diariamente ou frequentar locais com muitas pessoas. Idealmente, procure um familiar ou um vizinho que lhe leve as compras e a medicação a casa, não mantendo qualquer contcto físico com ele.

Se tiver que sair de casa por algum motivo de saúde urgente mantenha sempre o distanciamento social mínimo de 1 a 2 metros.

Não deixe acabar a medicação. Se necessitar de mais receitas, contacte o seu Centro de Saúde por telefone ou email ou peça a um familiar para o fazer.

Se tiver febre ou dores no corpo, tenha à mão paracetamol que pode tomar até 3 a 4 gramas por dia.

Não tome anti-inflamatórios não esteroides (estes medicamentos são inapropriados para os idosos).

Deve beber muitos líquidos, de preferência em bebidas quentes que deve ter sempre preparadas, com mel (se não for diabético), limão, outros sumos, chá, café.

Alimente-se bem, comendo carne, peixe, ovos e fruta que deve lavar e descascar antes de comer. Não dispense a sopa quente.

Faça exercício. Não esteja horas sentado. Ande em casa por períodos de mais de 10 minutos 3 vezes por dia ou se possível use uma pedaleira.

Quando já estiver bem não contacte com outras pessoas durante 14 dias

Deverá procurar atendimento médico se sentir dificuldade em respirar ou falta de ar e dor ou opressão persistente no peito.

Quanto aos familiares do idoso, o Núcleo de Estudos de Geriatria deixa também algumas recomendações e que passam por:

Confirmar se o familiar tem medicamentos e alimentos suficientes a fim de evitar faltas inesperadas.

Promover o isolamento social do seu familiar, mas nunca a abandonar.

Estar atento à eventual dificuldade de respirar do seu familiar ou às manifestações de alteração do estado de consciência e confusão.

Se o seu familiar estiver institucionalizado, informe-se do protocolo criado pela instituição e cumpra-o rigorosamente.

Esta é a quantidade de alimentos por pessoa por 14 dias segundo a DGS