Igreja cria holograma de Jesus em Inteligência Artificial, que já faz confissões a fiéis

2149284621
[Fotografia: Freepik]

A Inteligência Artificial está a tocar também quem escuta na intimidade espiritual. A igreja de São Pedro, em Lucerna, na Suíça, criou um confessionário futurista com um holograma de Jesus disposto atrás do gradeamento e com Inteligência Artificial que ouve as confissões dos fiéis e lhes responde.

Esta proposta está acessível em Lucerna e apenas para quem se sentir à vontade em partilhar a vida privada com uma máquina. “Não divulgue informações pessoais em nenhuma circunstância, use este serviço por sua conta e risco, pressione o botão se aceitar”, ouve-se o holograma dizer, como relata o site DW.

A ideia foi desenvolvida por cientistas da computação e teólogos da Universidade de Ciências Aplicadas e Artes de Lucerna, na Suíça, que programaram o robô em mais de 100 línguas e para conteúdos como informações e dados religiosos, bem como leituras e detalhes do Novo Testamento encontradas online.

É com base nessa informação que este Deus in Machina – como foi batizado – que tem estado a ouvir confissões de agosto a outubro (estando este mês de novembro em novas funções de divulgação) e está a reagir a questões como a presença das mulheres no sacerdócio, como lidar com a violência e a matérias teológicas profundas como a eutanásia na prestava cristã.