Igualdade de Género: escola espanhola ensina tarefas domésticas a rapazes

monte
Fotografia: Facebook Colégio Montecastelo

Apesar da partilha das atividades domésticas ser um braço-de-ferro antigo, a luta pela igualdade não deve ser singular ao género feminino. A ideia de um Mundo justo e onde a cooperação é essencial para viver em sociedade deve ser incutida desde tenra idade.

Em Espanha, o Colégio Montecastelo está a explorar maneiras inovadoras de restabelecer o equilíbrio, ensinando jovens a fazer tarefas domésticas.

Os cursos são aplicáveis ​​a todos, não se limitando ao género e, portanto, os rapazes deverão aprender habilidades como cozinhar, limpar e costurar, relatou o site de comunicação Bored Panda. Ainda assim, no colégio espanhol, não importam apenas as questões da igualdade, mas da autonomia. O objetivo é, também, promover seres humanos capazes e independentes.

Facto é que as crianças crescem a ver quem é que participa mais nas tarefas domésticas e isso, eventualmente e de forma inconsciente, condiciona aquele que será o seu papel na vida adulta. A ideia do curso é romper com esse paradigma e trazer os mais novos para um ambiente de cooperação. E porque o exemplo começa, sempre, a partir de casa, entre os voluntários a ministrarem o curso, estão os pais dos alunos.

Gabriel Bravo, coordenador das atividades, disse aos meios de comunicação locais que a igualdade é aprendida praticando-a.

“Pareceu muito útil para os nossos alunos aprenderem a realizar essas tarefas para que, quando um dia formarem uma família, estejam envolvidos desde o início e saibam que uma casa é uma questão de dois. Que não é uma questão de a mulher limpar, colocar a máquina de lavar louça e passar a ferro. Isto vai permitir que se tornem conscientes e saibam como se comportar em casa”, disse Gabriel Bravo citado pelo jornal argentino Clarín.

A resposta aos cursos tem sido bastante positiva e as redes sociais somam mensagens que parabenizam a iniciativa. “Isto deve ser ensinado em todos os lugares, não apenas devido à igualdade de género, mas o mais importante, aprenderem a ser plenamente capacitados… não estarem sempre dependentes da mãe”, pode ler-se entre os vários comentários.

Apesar de, para alguns, a igualdade de género já ser uma conquista sólida, os dados indicam o oposto. Só em Portugal, e segundo um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos (2019), serão necessários 180 anos para que a divisão do trabalho doméstico seja igual entre homens e mulheres.

As mulheres suportam mais do triplo de trabalho que o companheiro (74%), enquanto o homem com quem vivem é responsável por 23% dos afazeres. Os casais considerados simétricos, em que ambos partilham igualmente os afazeres da casa, correspondem apenas a 30% dos casos.

O estudo vai mais longe e explica que, desde a limpeza da casa, lavandaria, compras de supermercado e cuidados com os filhos, as mulheres dedicam quase seis horas por dia a trabalho não pago, quer tenham ou não um emprego fora de casa.

O especialista em relacionamentos, Dan Bacon, fundador do The Modern Man, falou com o Bored Panda sobre a importância de partilhar as tarefas. “Se o seu instinto é o de que deve contribuir mais para ajudar nas tarefas de casa, então faça-o. Mas faça com amor, porque ama a outra pessoa e não quer que ela fique sob stresse”, explicou. Bacon acrescentou que as pessoas devem fazer as tarefas por amor, apoio e respeito.