Ilha grega paradisíaca está à procura de residentes e paga a quem se mudar para lá

Se sempre sonhou em mudar de vida e passar os dias num paraíso isolado, então está com sorte: há uma ilha idílica grega à procura de moradores. Chama-se Anticítera, tem 20 quilómetros quadrados de natureza praticamente intocada, rodeada de água azul-turquesa e apenas uma aldeia, Potamos, onde se localiza também o principal porto da ilha. Fica entre Creta e Citera, a apenas 45 minutos de avião de Atenas.

Foi também neste local paradisíaco que se descobriu um dos computadores analógicos mais antigos de sempre, construído entre 150 a.C. e 100 a.C.. Era usado para prever eclipses e marcar o período de quatro anos entre cada cerimónia dos Jogos Olímpicos. No entanto, nos últimos anos Anticítera tem vindo a perder habitantes. Atualmente vivem apenas 40 pessoas na ilha (percorra a galeria de imagens no topo do texto para ficar a conhecer melhor o local).

Para resolver este problema, a administração da ilha lançou uma campanha de repovoamento, com a ajuda e patrocínio da Igreja Ortodoxa, para encontrar novas famílias que queiram mudar-se para lá. O processo de seleção é cuidado e dá preferência ao povo grego.

Contudo, todos os que conseguirem ser escolhidos vão ter direito a uma casa, uma parcela de terreno para investir na agricultura ou em qualquer outro negócio e um cheque mensal no valor de 500 euros nos primeiros três anos.

Caso esteja a pensar mudar-se para um lugar onde reina a paz e a tranquilidade, esta ilha onde pode fazer mergulho e observar aves – está na rota de várias migrações sazonais – pode ser perfeita para si.

Gostava de ter uma ilha? Estas 20 estão à venda na Europa