Imagem corporal afeta a vida sexual e empurra para comportamentos de risco

iStock-1147547066 (1)
[Fotografia: iStock]

Pode ser díficil sentir-se confortável com outra pessoa se o mesmo não acontece quando não está segura consigo própria. Na verdade, há especialistas que afirmam que a imagem corporal pode afetar a saúde sexual de várias formas, incluindo a probabilidade de usar preservativos.

Segundo a revista digital feminina Bustle, Virginia Ramseyer Winter, professora assistente e diretora do Centro de Pesquisa e Política de Imagem Corporal da Escola de Serviço Social da Universidade do Missouri, a imagem corporal negativa está intimamente ligada ao facto de se sentir insatisfeita com a sua aparência.

Quando tal acontece, a especialista diz que a probabilidade de envolvimento em comportamentos sexuais de risco aumenta, incluindo, muitas vezes, a falta de uso do preservativo.

Virginia Ramseyer Winter explica à Bustle que pessoas que não gostam da sua aparência física também podem temer a rejeição, o que pode levar a um risco maior de se envolverem em práticas sexuais perigosas.

No entanto, há medidas que podem ser tomadas, tais como falar com um psicólogo, apreciar o seu corpo pelo que ele pode fazer e não pelo que parece e ainda limitar o tempo gasto online, bem como o tipo de conteúdo que consome.

Aquela professora vinca que é necessário preencher as redes sociais “com um conteúdo que faça a pessoa sentir-se bem com o seu corpo”. Para além disso, Virginia Ramseyer Winter sugere que sejam feitas pesquisas de hashtags como #efyourbodystandards ou #bodyposi.

É igualmente importante fazer um esforço para estar rodeada de pessoas que falam muito de si próprias e dos seus corpos. Evite grupos que falem muitas vezes de dietas, já que eles podem alimentar a ideia de que há corpos maus que precisam de ser alterados.