Imperial, vinho ou sangria? Estas são as calorias de cada bebida da época

pexels-elevate-1269025
[Fotografia: Elevate/Pexels]

Apesar de todos sabermos disto que nada se compara à água, as celebrações da época pedem outro tipo de bebidas. Entre as eleitas em tempos de festa e arraiais populares estão a imperial, a sangria e, claro, o vinho. Qualquer uma delas é ideal para acompanhar umas sardinhas ou mesmo uma bifana.

Mas, afinal, quais as mais e menos calóricas? O Delas.pt fez as contas e, com a ajuda da DECO, foi possível apurar quantas calorias têm algumas das bebidas mais ingeridas nesta altura do ano, cumprindo um mesmo requisito para todas: 50 ml. Deve, por isso, aplicar depois a matemática consoante o copo que está a usar. Por exemplo, se a imperial é servida num copo de 200 mil, deve multiplicar os 50 ml por quatro e começar a fazer as contas. Mas antes de começar a festejar.

É importante vincar que quanto maior for o volume de álcool numa bebida mais calorias terá, assim como bebidas muito doces (com mais açúcar) – licores, por exemplo – também vão possuir um nível calórico mais elevado.

Segundo a DECO: “Um grama de álcool equivale a sete calorias (kcal), enquanto a mesma quantidade de açúcares corresponde a quatro calorias”.

Panaché: 50 ml, com menos de 0,5% de volume, tem 6,6 calorias.

Imperial: 50 ml, com 5,1% de volumes, tem 16 calorias.

Sidra: 50 ml, com 4,5% de volume, tem 30 calorias.

Vinho tinto, branco ou rosé seco: 50 ml, com 12% de volume, tem 35 calorias.

Vinho branco meio-seco: 50 ml, com 12% de volume, tem 35,5 calorias.

Sangria – 50 ml, com 7% de volume, tem 37,5 calorias