Incompetência estratégica. Acabe com o argumento que empurra as tarefas todas para si

casa
[Fotografia: Annushka Ahuja/ Pexels]

A sua cara-metade tem alergia às tarefas domésticas? Mas não pode e também não deve usar os mesmos argumentos para perpetuar o problema da má divisão de tarefas domésticas em casa.

A “incompetência estratégica” pode ser uma boa manobra para que o seu companheiro/a se demita das obrigações nas lides da casa, pelo que deve impedi-lo/a.

Como? Pondo fim ao uso daquela técnica de manipulação que consiste em cometer erros propositadamente para que a outra pessoa assuma a tarefa em causa. “Prefiro que sejas tu a fazer as comprar… esqueço-me sempre de alguma coisa”, “não consigo dobrar ou guardar bem a roupa, é melhor que sejas tu” ou “estás sempre a dizer que não aspiro bem e por isso já não o faço”, são frases típicas desta estratégia.

Porém, esta técnica tem um lado negro e pode provocar um fosso ainda maior para o lado das mulheres que, por norma, já dedicam mais tempo a estas tarefas do que os homens.

De notar ainda que já existem estudos que comprovam o impacto negativo desta sobrecarga no estado mental e físico das mulheres.

Outro perigo do abuso desta técnica é o de criar uma relação mais parental que romântica. Ou seja, o relacionamento pode deixar de ser adulto-adulto e passar a ser adulto-criança, sendo que a parte “criança” é a que pratica a estratégia de incompetência estratégica.

De forma a lidar com essa situação e reequilibrar a relação deve existir um ajuste no casal e o seu parceiro necessita entender que não está a ser correto.