Índia aprova vacina nasal contra a covid-19

Covid-19 vaccinations in Italy
[Fotografia: Andrea Merola/EPA]

A Índia aprovou nesta terça-feira, 6 de setembro, a primeira vacina nasal, sem recurso a agulhas e para uso de emergência contra a covid-19. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Mansukh Mandaviya, e pretende impulsionar nova vaga de imunização ao vírus.

No domingo, 4 de setembro, a China tinha aprovado a primeira vacina inalável do mundo, administrada como dose de reforço, por via nasal e com recurso a pulverizador. O imunizante foi fabricado pelo grupo chinês CanSino Biologics.

Recorde-se que a 27 de janeiro deste ano a Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) recomendou a comercialização do Paxlovid, que é o primeiro antivírico de toma oral para tratar a covid-19 nos países da União Europeia. “O Comité de Medicamentos Humanos da EMA (CHMP) recomendou a concessão de uma autorização de comercialização condicional para o medicamento antiviral oral Paxlovid para o tratamento da covid-19″, revelou o regulador europeu em comunicado.

Também em Portugal, e cerca de seis meses antes, um grupo de investigadores portugueses estava a estudar uma potencial vacina oral contra o coronavírus SARS-CoV-2, responsável pela covid-19, e os resultados da primeira fase do estudo revelavam que a mesma era capaz de criar anticorpos no sistema imunitário dos ratinhos.

A nova vacina indiana foi desenvolvida pelo grupo Bharat Biotech, que já tinha estudado uma versão intravenosa anticovid, aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em novembro. “Esta etapa fortalecerá ainda mais a nossa luta coletiva contra a pandemia”, declarou no Twitter o ministro da Saúde indiano.

A Bharat Biotech realizou a terceira fase de testes em 14 regiões da Índia e comprovou que a segurança da vacina é “altamente comparável” à de outros imunizantes, informou a empresa em comunicado. A vacina foi aprovada pela autoridade indiana de medicamentos para uso emergencial mas sem data para estar disponível.

CB com agências