IndieJunior: Oito filmes que pode ver no festival do Porto

Começa esta terça-feira, 29 de janeiro, a terceira edição do festival de cinema IndieJúnior/Allianz, que se realiza no Porto até ao próximo domingo. São 43 sessões com uma seleção de curtas e longas-metragens para os mais pequenos, mas também para jovens, a partir da adolescência. E, claro, há também opções para todas idades.

Os filmes da edição deste ano voltam a ser exibidos no Teatro Rivoli e à Biblioteca Municipal Almeida Garrett, mas o programa estende-se pela primeira vez, à Casa das Artes, em colaboração com o Cineclube do Porto, e à Reitoria da Universidade do Porto. Depois do festival, e em jeito de encerramento oficial, o IndieJúnior apresenta, a 15 e 16 de fevereiro, um “filme-concerto”, em parceria com a Casa da Música.

Antes disso, e no âmbito da programação do festival, a organização destaca, entre as longas a serem exibidas, o documentário “No meu quarto”, de 70 minutos, destinado a maiores de 15 anos. Dirigido por Ayele Albenda, o filme aborda “a atualidade dos ‘youtubers’, mostrando, ao longo de quatro anos, a vida de seis adolescentes que decidem mostrar ao mundo como é viver na sua pele”, recorrendo ao registo em vídeo, em que com isso tenham atingido o estatuto de estrelas de muitos youtubers.

O filme é, por isso, o ponto de partida de um debate a decorrer na quinta-feira, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, que pretende refletir sobre a importância das redes sociais na vida atual, as suas vantagens e desvantagens e sobre o que as torna tão apelativas. O painel de discussão conta com a participação, entre outros, da ‘youtuber’ Inês Guimarães.

‘No Meu Quarto’ é também um dos filmes que o Delas.pt, com a ajuda da organização do evento, escolheu para uma seleção de oito, especialmente dedicados ao público adolescente e jovem.

Nesse lote, destacam-se também a “Ilha do Tesouro”, cuja ação decorre num parque natural com praia fluvial, a “A Rua das Flores”, sobre a relação de amizade entre duas raparigas, ou a “Barriga de Mariana”, sobre a gravidez na adolescência.

Na galeria, em cima, pode ver os restantes filmes que compõem a nossa seleção.