Dona da Zara fecha temporariamente 502 lojas na Rússia e 79 na Ucrânia

pexels-arina-krasnikova-5710033(1)

Ao todo são 502 lojas que o grupo Inditex tem da Russia, 86 das quais – a maioria – Zara, que vão ser encerradas decido à invasão sobre a Ucrânia e a guerra no território. Também as vendas online vão ser suspensas.

“Nas atuais circunstâncias, a Inditex não pode garantir a continuidade das operações e condições comerciais na Federação Russa e suspende temporariamente sua atividade”, afirmou em comunicado a maior empresa de moda do mundo.

“Tomamos esta decisão porque não poderíamos garantir as condições comerciais e decidimos suspender temporariamente toda a operação física e online”, refere ao Delas.pt fonte oficial da empresa em Portugal, que lembra que as 79 na Ucrânia “já tinham sido encerradas” logo nos primeiros dias deste conflito.

Explica a mesma fonte que estão em causa “cerca de nove mil trabalhadores só na Rússia” e que a empresa “está ainda a desenvolver um plano de apoio a colaboradores“. Iniciativas que ainda não têm calendário marcado.

Uma decisão que surge no seguimento de outras marcas como a H&M ou a Mango, que comunicou isso mesmo na tarde de quinta-feira, 3 de março.

Segundo informações citadas pelas agências, a Rússia corresponde a quase 1/10 do EBIT global do grupo (lucro antes de juros e impostos), mais concretamente 8,5%, e todas as lojas da Inditex.