Inês de Medeiros renova mandato em Almada nas Autárquicas 2021

Inês de Medeiros, presidente da Câmara de Almada
Inês de Medeiros, presidente da Câmara de Almada renova mandato [Fotografia: Paulo Spranger/Global Imagens]

Sob a perspetiva feminina, a disputa da autarquia de Almada é uma das que concentra mais atenções e Inês de Medeiros ganhou-a. “Disse que Almada tinha encontrado a sua centralidade na área metropolitana de Lisboa e hoje é a terra do futuro da área metropolitana de Lisboa“, afirmou a também atriz no discurso da vitória.

Inês de Medeiros confessou que retoma “o trabalho com o entusiasmo redobrado”.

Conquistada em 2017 pela ex-deputada socialista, ela venceu então a presidência por pouco mais de 400 votos. Quatro anos depois, Medeiros reforça a posição e fá-lo diante da candidata Maria das Dores Meira que, vinda de Setúbal onde era presidente, pretendia resgatar a câmara de Almada para a CDU.

Maria das Dores Meira, presidente da câmara de Setubal. Almada Autárquicas 2021
Maria das Dores Meira [Fotografia: Carlos Pimentel/Global Imagens]

Agora, a atual autarca de Almada Inês de Medeiros não só segura como alcança uma maior vantagem do que há quatro anos.

Recorde-se que, nestas Autárquicas, o número de mulheres candidatas à liderança das autarquias subiu. Se em 2013 foram 162, quatro anos depois quase duplicou: concorreram 237. Agora, foram 287.

Neste sufrágio que decorreu este domingo, 26 de setembro, em 63% dos 308 concelhos de Portugal havia pelo menos uma mulher a correr à presidência de uma câmara, com Braga a registar cinco candidaturas. Contas feitas, eram 114 os concelhos sem qualquer mulher candidata à presidência da câmara, de acordo com os dados coligidos pela agência Lusa.

O concelho com mais mulheres candidatas à presidência de câmara é Braga, com cinco, seguido de Lisboa e Santa Maria da Feira, com quatro, e de 14 municípios com três mulheres na liderança de listas: Almada, Cantanhede, Marco de Canaveses, Amadora, Figueira de Castelo Rodrigo, Miranda do Douro, Arouca, Mafra, Ponta do Sol, Póvoa de Varzim, Ribeira Grande, Santana, Viana do Castelo e Vila Verde.

Do total de 1.541 candidaturas à liderança das autarquias, 287 são encabeçadas por mulheres, ou seja, 18,6%.

Analisando apenas os movimentos independentes, 10 mulheres lideram listas num total de 83 candidaturas.

Em 2017, foram eleitas 32 mulheres como presidentes de câmara, pouco mais de 10% do total de líderes de executivos municipais escolhidos em 1 de outubro desse ano. Nomes e vencedoras que pode recordar aqui.