Inês Henriques apoia ação global para levar os 50 km marcha femininos às olimpíadas de Tóquio

32143328_08_07t105357z_2141223833_rc116ad2dd40_rtrmadp_3_european_championships_athletics_1026_675
Reuters

O advogado norte-americano Paul DeMeester anunciou, no início desta semana, a intenção de entrar com um processo para que os 50 km marcha femininos estejam no programa olímpico de Tóquio2020. A apoiar o advogado, neste intento, está um grupo de atletas onde se inclui a portuguesa, e campeã europeia e mundial, Inês Henriques.

DeMeester, que foi determinante na ação legal que levou a IAAF a incluir a prova nos Mundiais de 2017, diz que o pedido vai entrar ainda esta semana no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) em Lausana, Suíça.

Entre os nomes que secundam o pedido de DeMeester estão, além do da atleta portuguesa, os da australiana Claire Woods, das equatorianas Paola Pérez, Johana Ordoñez e Magaly Bonilla e da espanhola Ainhoa Pinedo. Há também atletas masculinos, como o neozelandês Quentin Rew.

Em 2017, DeMeester acusou a IAAF de discriminação, por não prever a prova no seu programa, e a pressão foi bem-sucedida, já que acabou por se realizar, em Londres2017, uma histórica prova da distância mais longa da marcha, ainda que só com sete mulheres.

A prova repetiu-se nos Europeus, mas para os Jogos Olímpicos o comité de marcha da IAAF tem considerado que há ainda a necessidade de melhorar a qualidade da prova feminina para que seja elegível em termos de Jogos.

Opinião diferente é a do advogado americano, que não só considera discriminatório haver marcha masculina e não feminina nos Jogos, como refere que não é essencial que se façam duas provas separadas, bastando classificações separadas no final. Sustenta, no entanto, que a discriminação de género é incompatível com os princípios olímpicos e que a prova devia ser disputada desde 2008.

Por outro lado, assegura que tem havido progressão desportiva consistente e recorda que a diferença entre o recorde feminino e o masculino não é superior ao da maratona, em termos percentuais.

O advogado já tinha sido chamado a defender os interesses específicos da especialidade atlética, que já esteve para ser cortada para Tóquio.

Numa primeira fase, pensou-se em trocar os 50 km por uma estafeta mista – ideia afastada há dois anos. O futuro para lá de Tóquio2020 é incerto, com a IAAF a assumir uma medida de redução, em princípio, dos 50 para os 30 km, que considera mais apetecível em termos de audiências.

com Lusa

Inês Henriques eleita atleta do ano pela Confederação do Desporto

Inês Henriques: há 25 anos a trabalhar e a lutar pelo ouro