Inês repete façanha dos mundiais e sagra-se campeã europeia nos 50km marcha

Depois de, há cerca de um ano, mais precisamente a 13 de agosto de 2017, ter conquistado a medalha de ouro, em Londres, nos 50 quilómetros Marcha, a atleta portuguesa, de 38 anos, volta a conseguir a proeza de obter o ouro, segurando o título de recordista europeia da modalidade.

Na galeria acima, veja imagens da prova de Inês Henriques e também do momento em que cruzou a meta em primeiro lugar.

A conquista teve lugar esta manhã de terça-feira, 7 de agosto, em Berlim, Alemanha, nos Europeus de atletismo. Recorde-se que esta é a primeira vez que os 50 quilómetros de marcha integraram o programa feminino dos Europeus.

A marchadora do CN Rio Maior, manteve-se na liderança da prova desde o início, concluindo a distância em 4:09.21 horas, impondo-se à ucraniana Alina Tsviliy e à espanhola Julia Takács, segunda e terceira classificadas, respetivamente.

Apesar de ter perdido o recorde mundial em maio, ocasião em que Liang Rui retirou 1.20 minutos (4:04.36) à marca de Henriques(4:05.56 horas), a verdade é que a atleta portuguesa volta a conquistar títulos numa prova que mereceu – ela própria – uma longa marcha de conquista para a inclusão das mulheres nesta modalidade-limite.

Na véspera da prova, Inês Henriques escrevia, na sua página do Facebook, que estava preparada para mais este desafio. “Tudo pronto para amanhã [hoje, 7 de agosto] às 7h35m”. A atleta referia mesmo: “Estou feliz, confiante e com boas sensações”. Afinal, não faltavam razões para a marchadora se sentir assim: voltou a superar-se e a marcar a história desta modalidade.

CB com Lusa

Imagem de destaque: Michael Dadler/Reuters

As 20 atletas portuguesas que vão disputar os Europeus de Atletismo