Influenciadora deixa 15 regras de ouro para ter uma carreira nas redes

inês teixeira
[Fotografia: Instagram]

Tem apenas 17 anos e perto de 80 mil seguidores no Instagram. Inês Teixeira, natural do Porto, é manequim desde os 12 e, no ano passado, lançou a sua marca de roupa, a It Smile.

Agora, lança um livro onde conta a sua história e revela detalhes de como levar outros adolescentes a fazerem carreira nas redes sociais e com êxito.

Inês teiexira Hey, Tu Consegues
[Fotografia: Divulgação]
Em Hey, Tu Consegues! (editora Manuscrito, 16,60€), a autora e influenciadora também no TikTok e no YouTube quer promover a reconciliação dos mais novos consigo próprios, ajudá-los a vencer a timidez e levá-los a definir os passos para o arranque de uma vida profissional para lá das exigências académicas.

Mas o processo está longe de ser simples como parece nas fotografias e nos vídeos. “Muitas pessoas têm a ideia de que ser influenciador não dá trabalho nenhum. Pensam que acordamos de manhã, passamos uma maquilhagem na cara, falamos para câmara e já está. Posso dizer-te que a realidade é bem diferente. Até os meus amigos mais próximos ficam espantados quando percebem o tempo que tudo isso exige”, explica no livro que editou recentemente.

E, para lá das reuniões semanais, sessões fotográficas e campanhas, Inês Teixeira confidencia: “Às vezes, tudo o que me apetece fazer quando chego da escola é tomar um banho, vestir o fato de treino e aterrar no sofá para ver séries! Mas nem sempre posso, porque sei que tenho responsabilidades e que está muita gente a contar comigo, Por isso, abdico de muitas coisas, de muitos passeios com amigos e de muito do meu tempo livre para trabalhar.”

Esforços que só podem ter lugar, se se trata de um caminho que se quer percorrer. Este não é, contudo, o único conselho deixado pela instagramer no seu novo livro. Veja as 15 recomendações deixadas por Inês Teixeira.

Ser-se fiel a si próprio: “Num mundo cheio de filtros, cada vez mais as pessoas procuram a verdade a transparência”, explica Inês Teixeira, lembrando que será sempre difícil as pessoas identificarem-se com uma personagem que seja criada e falsa.

Prioridade aos gostos: “Se queres estar neste meio, encontra atua paixão, aquele tema sobre o qual passarias horas e horas a falar sem te cansares”, refere.

Gostar de make up não faz uma estrela: A ideia de que falar de maquilhagem ou dar dicas forma automaticamente uma estrela, pois bem: nada mais errado. “Há público para tudo”, explica Inês Teixeira. Por isso: “Se gostas de estudar, podes criar um studygram, onde partilhas dicas de estudo, resumos e os teus materiais”, sugere.

Adeus, vergonha: “Não tenhas a tentação de parecer a perfeição em pessoa e de fazer da tua vida uma coisa que não é. Não há problema nenhum em mostrar que não sabemos tudo, que não temos dúvidas ou inseguranças”, vinca, no livro.

Errou? Tenta de novo: Nem sempre se acerta à primeira e o importante é evitar o desconforto de fazer o que não se gosta. Isto porque, refere a instagramer, “em termos de conteúdo, não existem fórmulas mágicas para que as coisas deem certo”.

Compromisso: Uma instagramer não está só e é importante lembrar-se que os seguidores contam com ela e que estimam que a influenciadora lhes dedique algum tempo com a regularidade comprometida.

Investimento: “No início basta um telemóvel” e uma aplicação simples que permita fazer conteúdos bem feitos, vinca Inês Teiceira, lembrando que não será necessário gastar uma fortuna antes mesmo de começar. E uma dica de ouro: “uma boa iluminação é essencial, mas para isso às vezes basta estares perto de uma janela.”

Paciência: A pressa pode ser uma das maiores inimigas de um projeto que se quer com bases sólidas.

Preparação para a crítica: Mediante um comentário crítico, é imperativo não alimentar essa espiral de negatividade. “Se for preciso, bloquear quem é tóxico”, recomenda a instagramer. “A tua conta é o teu espaço e nele tu podes escolher deixar entrar apenas quem estiver alinhado com os teus valores”, refere.

Privacidade: “Não mostres a tua escola, o teu prédio, as zonas que frequentas, a hora a que vais estar em determinado sítio. Pensa bem antes de partilhar seja o que for e preserva a tua intimidade”, salvaguarda, no livro.

E os pais?: Inês Teixeira considera que a criação de um projeto desta natureza deve ser sempre do conhecimento dos pais, para que possam saber do que se fala e possam intervir em situações que venham a ser críticas.

Aprender: Saber o que recomendar implica também perceber que é preciso ir à procura de novo conhecimento e formação mais atualizada.

Clikbait? Nem pensar!: Títulos sensacionalistas e enganadores comprometem a confiança entre influenciador e seguidor. Nas redes, a confiança é a mais valiosa moeda de troca. Proibitivo também, para Inês Teixeira, a compra de clicks. “Se fizeres um trabalho bem feito e honesto, os números vão crescer naturalmente”, refere,

Publicidade com critério: “Tem de fazer sentido para ti e ser algo positivo para quem te segue, por isso escolhe muito bem as coisas que promoves”, recomenda. A quantidade também é um fator em análise para Inês Teixeira. “Se promoveres tudo, às tanta, já ninguém acredita em ti.”

Não desistir: Tudo leva o seu tempo. “É normal que os resultados não surjam de um dia para o outro”, vinca Inês Teixeira, que lembra que “os primeiros tempos são difíceis, as críticas magoam bastante”, mas é preciso dar justo peso e medida às opiniões de outros.