Infarmed manda retirar lote de medicamento para infeções urinárias

pexels-artem-podrez-4492093
[Fotografia: DR]

O Infarmed ordenou a retirada do mercado de um lote do medicamento para infeções recorrentes do trato urinário Ellura por ter sido detetada uma impureza com valores acima do aceitável.

Aconselha os doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a este lote a não interromper o tratamento e, “logo que possível”, solicitar a substituição por outro lote ou pedir ao médico ou farmacêutico a indicação de um medicamento alternativo.

Em causa está o lote n.º NO205801, com a validade 02/2024, do medicamento Ellura, 195.7 – 216.9 mg, cápsula, com o número de registo 5810239, da empresa Laboratoire Pharmaceutique Pharmatoka, adianta a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) numa circular informativa publicada no ‘site’, esta quinta-feira, 3 de fevereiro.

A empresa irá proceder à recolha voluntária do lote em causa por “ter sido detetado um resultado analítico acima dos limites aceitáveis para uma impureza”, adianta o Infarmed, que determinou “a suspensão imediata da comercialização deste lote”.

Apela ainda às entidades que tenham este lote de medicamento em stock para não o vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução.