Inna Ohnivets. Zelensky ‘dispensa’ embaixadora da Ucrânia em Portugal

PORTUGAL GOVERNMENT UKRAINE RUSSIA CONFLICT

A embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets foi, segundo o jornal The Kyiv Independent “demitida” pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Segundo avançam as redes sociais do referido órgão de comunicação social, o chefe de Estado “dispensou” também os embaixadores do país na Georgia e Eslováquia.

Os diplomatas presentes no Irão e no Líbano terão também conhecido decisão semelhante.

Mas, afinal, quem é Inna Ohnivets? A diplomata, que é embaixadora em Portugal desde outubro de 2015 e nomeada pelo antecessor de Zelensky, PetroPoroshenko, completa 60 anos a 30 de agosto de 2022. Nasceu na cidade de Zhovti Vody, na região da Ucrânia central de Dnipropetrovsk. É jurista, foi professora de Espanhol e inglês. Estudou no Instituto Estatal Pedagógico das Línguas Estrangeiras e na Universidade de Kiev, capital do país, segundo pode ler-se no site da embaixada.

De acordo com a informação disponível, Ohnivets iniciou o seu percurso profissional em 1983 como auxiliar de laboratório da cátedra das línguas estrangeiras do Colégio Militar de ensino superior de Kiev de Frunze.

Dez anos depois, em 1993, assumia as funções de adida e Conselheira da Secção dos assuntos estatais e jurídicos do Departamento Jurídico e dos Acordos, no Ministério dos Negócios Estrangeiros na Ucrânia.

Entre 2006 e 2010 foi embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da Ucrânia na República Eslovaca.