Instagram: Quando a beleza passa a estar nas imperfeições

Um olhar atento na rede social Instagram e rapidamente percebemos que o lugar das fotografias, perfeitamente retocadas ou com filtros embelezadores, começa a ser ocupado por imagens cada vez mais reais, menos editadas e fiéis ao que as câmaras capturam. Perante tal cenário poder-se-ia questionar: Estará a definição de ‘perfeição’ a mudar ou, simplesmente, assumir as manchas da pele, as borbulhas indesejadas e as gordurinhas a mais é algo que está na moda?

Várias famosas portuguesas têm partilhado, nas redes, fotografias de cara lavada, livres de maquilhagem e de edições de imagem capazes de esculpir corpos completos – veja na galeria de imagens acima. Seja na praia, no ginásio ou até mesmo na rotina do dia-a-dia, todas elas registam o momento, mas sem se preocuparem em revelar aspetos físicos que, em tempos, poderiam ser considerados imperfeições.

Falamos de modelos, atrizes e cantoras, passando ainda por algumas apresentadoras de televisão, todas com milhares de seguidores e tidas como imagem de referência para muitas mulheres. Desta forma, as famosas vistas como exemplos a seguir, podem estar a ajudar o sexo feminino a aceitar-se tal como é, com um pneuzinho ali ou uma borbulha acolá. Porque ao que parece, agora ser perfeito é mostrar as ‘imperfeições’.

Esta revolução do conceito de beleza é algo que tem vindo a acontecer, sobretudo na moda. Esta área tem vindo a evoluir não só com marcas a produzirem peças de roupa em tamanhos maiores, como também com modelos plus size a desfilarem e a protagonizarem campanhas de publicidade para marcas de renome.

Percorra a galeria de imagens acima e veja algumas das fotografias livres de filtros e retoques que as celebridades femininas portuguesas têm partilhado no Instagram.

[Imagens de destaque: Instagram]

Candice Huffine, a modelo ‘plus size’ que tem orgulho no seu corpo

A Cosmopolitan escolheu uma modelo XXL para a capa e o resultado é este