Instituto português investiga alternativa saudável ao sal de cozinha

Esta sexta-feira, 17 de maio, assinala-se o Dia Mundial da Hipertensão, doença que afeta mais de dois milhões de portugueses (no âmbito das doenças crónicas, 26,1% de mulheres e 25,1% homens, em Portugal), e o consumo de sal é um dos seus principais aliados. Em média, um português consome diariamente mais do dobro da quantidade máxima de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde.

Por isso, e para reduzir o impacto do sal na saúde, cientistas do iBET – Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica – estão a explorar o uso de plantas halófitas, ervas aromáticas e microalgas como uma alternativa ao sal de cozinha.

Designada de ‘projeto Lesssalt’, a investigação pretende “avaliar e correlacionar a composição nutricional e fitoquímica de extractos derivados das plantas e microalgas com as suas propriedades sensoriais”, começa por revelar o iBET, em comunicado de imprensa.

Depois dessa análise, o passo seguinte é avaliar “a capacidade anti-hipertensiva dos diferentes produtos em teste e seleccionados aqueles que demonstrarem conferir características sensoriais adequadas associadas a um possível efeito anti-hipertensivo”.

O objetivo é chegar a um produto que possa ser usado como um substituto saudável do sal nas cozinhas e, assim, contribuir para uma melhoria significativa na saúde da população.

“O consumo excessivo de sal está intimamente relacionado com o desenvolvimento de várias doenças crónicas como a hipertensão, o cancro do estômago ou a osteoporose. Assim, a identificação de produtos alternativos ao sal, capazes de preservar o sabor e a forma de confecção dos alimentos, é actualmente um dos maiores desafios da indústria alimentar”. Na galeria, em cima, pode ver também alguns produtos que pode usar para substituir o sal na confeção dos alimentos.

O Dia Mundial da Hipertensão assinala-se anualmente e tem como objectivos alertar para os factores de riscos associados e a importância para o tratamento desta condição, promovendo hábitos de vida mais saudáveis, a começar pela alimentação.

 

AT

 

Portuguesa desenvolve alternativa ao sal que é antitumoral

Adeus batatas fritas, olá pepino. McDonald’s tem opção saudável para crianças