InterRail grátis arranca terça. Há 60 mil bilhetes para conhecer a Europa, mas com regras

interail andrey-vavilkin-NzFgTqfOMaE-unsplash
[Fotografia: Andrey Vavikin/Unplash]

Com o interregno nas viagens após a pandemia provocada pela covid-19, o InterRail grátis está de volta e a DiscoverEU disponibiliza, nesta edição, cerca de 60 mil bilhetes para jovens europeus que cumpram 18 anos – mas há exceções -, e prevê que se possa viajar com até quatro amigos. A jornada terá a duração máxima de 30 dias e deverá ser realizada entre entre 1 de março de 2022 e 28 de fevereiro de 2023.

O processo de candidaturas abre ao meio-dia desta terça-feira, 12 de outubro, e vai estender-se até 26 do mesmo mês, podendo as inscrições serem feitas aqui, a mesma plataforma onde será possível tirar todas as dúvidas.

Para poder ter acesso a bilhetes – que são divididos proporcionalmente entre os países – é preciso ter 18 anos (tendo nascido entre 1 de julho de 2001 inclusive e 31 de dezembro de 2003, inclusive).

De notar que, excecionalmente nesta fase, as candidaturas “alargam-se os jovens elegíveis nas duas fases de 2020, que foram canceladas devido à pandemia de COVID-19”, refere o site. Daí o período mais alargado.

Para poder habilitar-se, é preciso ter nacionalidade de um dos países que pertencem à União Europeia no momento da decisão de atribuição dos passes e indicar o número do cartão de cidadão ou passaporte no formulário de candidatura em linha.

A iniciativa prevê que se possa viajar em grupos até cinco pessoas, desde que todos cumpram os requisitos já referidos.

A DiscoverEU é uma iniciativa da União Europeia que te oferece a oportunidade de partir à descoberta da Europa. Poderás viajar por toda a Europa, sobretudo de comboio (salvo algumas exceções para permitir a participação de jovens que vivem em ilhas ou zonas remotas), e ficar a conhecer as suas paisagens deslumbrantes e a sua grande variedade de cidades, grandes e pequenas. Podes candidatar-te durante as duas fases de candidaturas que têm lugar cada ano. Os candidatos que forem selecionados recebem um passe de viagem.

A iniciativa DiscoverEU pretende permitir “tirar partido da liberdade de circulação em toda a União Europeia, descobrir a diversidade da Europa, aprofundar os conhecimentos sobre o património cultural e a história europeus e conhecer pessoas de todo o continente”, refere o site. E acrescenta: “Além disso, graças a esta iniciativa, os jovens podem desenvolver competências essenciais para o seu futuro, como a independência, a confiança e a abertura a outras culturas.” Reveja as taxas de participação e adesão nacionais passadas a esta iniciativa.