Invejar a roupa alheia pode destruir amizades. O que diz a ciência

roupa
[Fotografia_ Andrea Piacquadio/ Pexels]

Quem nunca olhou para alguém e invejou a roupa que usa? Seja aquela saia da moda que a colega de escola levou ou o top novo da colega de trabalho, a verdade é que invejar o guarda-roupa da outra pessoa é algo muito comum. Mas será que este sentimento pode afetar as nossas amizades?

Especialistas explicam que este tipo de comportamento pode conduzir a amizades tóxicas porque, muitas vezes, essa inveja coexiste com o desejo confiança ou de oportunidades profissionais da outra pessoa.

Contudo, Marisa G. Franco, professora de psicologia da Universidade de Maryland, explicou à publicação In Style que, apesar de associarmos esse sentimento a aspetos maus, nem sempre é assim.

Estudiosos referem ainda que vestirmo-nos como alguém próximo e que admiramos pode promover um sentimento de proximidade. Mas quando essa necessidade de “afinidade estilística” não é encarada podem surgir sentimentos de inferioridade e exclusão.

De notar ainda que a inveja do guarda-roupa alheio nem sempre está ligado a itens de alta-costura, por vezes o próprio estilo da pessoa é o suficiente para causar esse sentimento.

No entanto, é preciso ter alguns aspetos em conta para que este sentimento não acabe por destruir a amizade entre duas pessoas. Uma boa técnica para evitar uma zanga ou um afastamento é aceitar essa emoção.

Falar honestamente com a outra pessoa também é fator chave para não colocar um ponto final à amizade.