Violência Doméstica. As sequelas mentais e emocionais em Amber Heard

COMBO-US-TRIAL-PRESS-WOMEN-CELEBRITY
Amber Heard e Johnny Depp [Fotografia: Montagem Daniel LEAL and Tiziana FABI / AFP]

A atriz americana Amber Heard disse que o julgamento do processo de difamação movido contra ela por seu ex-marido Johnny Depp é o facto “mais doloroso e difícil” que ela já viveu, ao testemunhar nesta quarta-feira, 4 de maio. “É difícil encontrar as palavras para expressar o quão doloroso é”, afirmou ao tomar a palavra.

Vestida de fato escuro e com muito pouca maquilhagem, Heard falou também das testemunhas: “Algumas eu conheço, outras não, o meu ex-marido, com quem partilhei minha vida, para falar da nossa vida”.

O depoimento era muito aguardado no tribunal de Fairfax, perto de Washington, que transmite o julgamento ao vivo pela televisão e nas redes sociais.

Johnny Depp, de 58 anos, declarou que Heard arruinou a reputação e a carreira dele com um artigo de opinião publicado no jornal Washington Post em dezembro de 2018, no qual afirmava ter sido vitima de violência doméstica em 2016, e sem o mencionar.

O ator pede 50 milhões de dólares em perdas e danos, que correspondem à rendimentos que teria obtido com seu trabalho se não houvesse sido dispensado de projetos cinematográficos. A atriz de 36 anos, que brilhou nos filmes Liga da Justiça e Aquaman, contra-atacou e exigiu, por sua parte, 100 milhões de dólares do ex-marido.

Atriz diz sofrer com ataques de pânico e stress pós traumático

Heard garante ter sofrido “violência física e agressões” desde o seu primeiro encontro, em 2009, e durante o conturbado casamento que durou apenas dois anos, de 2015 a 2017.

Amber Heard sofre de transtorno de stress pós-traumático como resultado da “violência íntima” causada por Johnny Depp, afirmou um especialista em psicologia na manhã desta quarta-feira. Sintomas, observados quando filmou Aquaman 2, em 2021, “interferiram na capacidade” de trabalhar na longa-metragem, explicou Dawn Hughes, psicóloga clínica e forense convocada pela equipe de advogados da atriz.

“Ela tem que continuar a trabalhar, apesar de sofrer ataques de pânico, lembranças difíceis do trauma, palpitações e suor nas palmas das mãos quando pensa sobre isso”, afirmou.

O ator, que testemunhou durante quatro dias no final de abril, nega as agressões e garante que a ex-mulher era a parte violenta da relação. Ele admitiu, no entanto, consumir drogas e álcool em excesso, o que – alegou – conseguia controlar na maior parte do tempo.

O nível de toxicidade do casamento era tanto que, segundo Depp, começaram cada um por si, a gravar as discussões, o que explica os diversos registos mostrados desde o início do julgamento.

Em 2016, a atriz processou o marido por violência conjugal, mas retirou as acusações durante o processo de divórcio. Em abril de 2018, o tabloide The Sun acusou Johnny Depp de ser “um marido violento”. O ator processou o jornal, mas perdeu o julgamento.