Irmãs Anabela e Margarida Moreira partilham a sua paixão pela moda

O cinema, o teatro ou a televisão são os seus meios privilegiados. As irmãs gémeas Anabela e Margarida Moreira partilham desde cedo, e em paralelo, o gosto e o caminho da representação. E ainda que tendo tomado cada uma o seu percurso nessa área foi possível vê-las recentemente a contracenar uma com outra, no papel, precisamente, de gémeas – neste caso as gémeas Matamouros no filme Diamantino, nomeado para os Globos de Ouro.

Mas em comum não têm apenas o gosto por esta arte. A moda é outras das áreas que as une nas preferências. A par de representação, as duas irmãs são ocasionalmente o rosto de campanhas para marcas de moda e beleza. Ao Delas.pt, Anabela e Margarida Moreira revelaram alguns dos seus rituais de beleza, o que não falta no seu armário e a relação que têm com a moda. Uma relação livre e, acima de tudo, divertida, como mostra a produção que realizaram para a Elite.

“Eu divirto-me muito com a imagem. Gosto muito de fazer produções, de ir a alguns eventos, de me transformar, saber o que é que está a acontecer dentro desse universo. Não sigo as tendências à risca, tenho um gosto muito próprio. Mas divirto-me muito, quando posso ter um momento onde me posso esquecer um bocadinho do meu dia-a-dia, que é muito simples”, explica Anabela.

Com Margarida não é muito diferente. A atriz, que representou Joana em A Teia (novela da TVI que terminou recentemente) confessa que, para si, a moda é uma área “fascinante”, mas não é para ser levada demasiado sério. “As fotografias da produção de moda que fizemos mostra-o bem [pode vê-las na galeria]. Não sou, nem nunca foi modelo, não tenho aquela pressão de ser boa ou má nas fotografias, então eu divirto-me nas campanhas que faço”. Com imagem associada a algumas marcas de moda e acessórios, Margarida sublinha que é importante identificar-se com o produto.

Por isso, e porque encara a moda e a beleza numa vertente essencialmente lúdica – ao contrário do que a acontece com muitas atrizes que são embaixadoras de grandes marcas, sobretudo na área da cosmética- , uma parceria mais séria teria de contemplar todas essas vertentes. Contudo, a atriz não descarta a possibilidade de um dia poder vir a ter um papel de maior relevo na representação de uma marca. “Adorava, por que não?” A naturalidade e a identidade são outros dos fatores de que não pretende prescindir. “Se for natural, como quando vemos atores conceituados, que mostram o seu trabalho e o seu dia-a-dia, que estão associados a marcas, aceitaria com todo o gosto”., afirma.

No guarda-roupa de Margarida Moreira há peças que são imprescindíveis. E se há algumas que podem sobrar em quantidade, noutras, como é o caso dos sapatos, a atriz é particularmente contida. “Adoro vestidos e sandálias rasas. Mas sou capaz de andar um verão inteiro com as mesmas sandálias rasas”. Uns chinelos de praia e uns sapatos de salto alto, para alguns eventos, completam a prateleira de verão, no que diz respeito ao calçado.

Em relação a rotinas da beleza, a simplicidade também é a palavra de ordem. Lavar, tonificar e hidratar o rosto de manhã e ao final do dia é um cuidado que não dispensa. A isso soma-se o exercício que retomou recentemente. “Deixei de fazer ginásio durante dois anos e o meu corpo agora estava mesmo a pedir para regressar”

Já a irmã, Anabela Moreira elege um bom sono como o seu ritual de beleza, ainda que tenha feito algumas concessões nos últimos anos.”Tinha um que não dispensava, mas acabei por fazê-lo nos últimos dois anos da minha vida, que era dormir nove horas”. Mas o maior segredo de beleza, para a atriz é outro. “Estarmos apaixonadas por algo ou por alguém, ficamos tão mais bonitas, a nossa pele fica maravilhosa”, defende a atriz que, no dia-a-dia não usa maquilhagem. Também os cuidados diários com o cabelo são os mínimos indispensáveis. “O meu cabelo é um bocadinho selvagem e não vale a pena penteá-lo muito senão ainda fica pior.” Na moda, é, tal como a irmã, adepta de sandálias de preferência simples e confortáveis.

Veja na galeria de imagens a produção fotográfica das gémeas Moreira.