Isabel II, a ex-cozinheira e o ‘Frango à Rainha’. Saiba como fazer a receita a tempo do jubileu

BRITAIN-ROYALS-QUEEN-JUBILEE
[Fotografia: Joe Giddens / POOL / AFP]

Na véspera de dar início à celebração das sete décadas de reinado, Isabel II, a monarca com mais tempo no poder, fez uma rara aparição pública e ao lado de uma pessoa da sua equipa muito especial: a ex-cozinheira.

Angela Wood contribuiu para a criação do Coronation chicken ou Frango à Rainha Isabel II, agora um clássico da gastronomia britânica e que foi servido no banquete da coroação, em julho de1953, onde estiveram presentes 350 dignitários estrangeiros.

A receção desta antiga funcionária do palácio e numa cerimónia íntima teve lugar em Sandringham, antes de celebrar, no domingo, 6 de fevereiro, os 70 anos de reinado, que assumiu pela morte do pai, Jorge VI, que teve lugar naquele dia de fevereiro de 1952.

Apesar de reservado, o momento foi fotografado, partilhado com os media e constitui uma das raras aparições da rainha desde sua breve hospitalização em outubro. “Sua Majestade a Rainha deu uma receção para os membros da comunidade local e grupos de voluntários em Sandringham House na véspera do dia de sua ascensão ao trono, o 70º aniversário do reinado de Sua Majestade”, anunciou o Palácio de Buckingham num comunicado.

“A 6 de fevereiro, a Rainha será a primeira monarca britânica a celebrar um jubileu de platina”, acrescentou. Nas fotos, a monarca apresenta-se de azul claro e um colar de pérolas e cortou um bolo preparado para a ocasião por um morador local, que levava o emblema do jubileu de platina.

Veja agora como fazer a receita simples de frango que procurou ser simples e barata sobretudo porque o Reino Unido vivia ainda sob restrições no pós-Segunda Guerra Mundial

Ingredientes:

Frango

Água a ferver

Azeite

Cebola

Pasta de tomate

Caril em pó

Açúcar mascavado

Sal

Vinho tinto

Damascos secos

(As doses irão variar consoante o peso dos cubos de frango que usar)

Modo de confeção:

Escaldar o frango por 8 a 10 minutos. Tal permite que fique macio. Corte em pedaços e desfie, deixe repousar.

Para o molho de creme de caril: Coloque azeite a cobrir o fundo do tacho já quente, adicione cebolas q.b, deixe refogar por dois a três minutos até ficarem translúcidas.

Adicione depois um pouco de pasta de tomate, uma pitada de caril em pó e deixe envolver Por fim, adicione um pouco de açúcar mascavado, uma pitada de sal e um pouco de vinho tinto.

Deixe arrefecer. Uma vez frio, junte maionese, damascos secos, os cubos de frango e sirva com pão ou salada