Isabel II, a primeira monarca a chegar ao Jubileu de Safira

A Rainha Isabel II está prestes a fazer história como a primeira monarca a chegar ao Jubileu de Safira.

Esta segunda-feira, passam 65 anos que Isabel II foi proclamada rainha de Inglaterra. Assumiu o trono a 6 de fevereiro de 1952, dia em que morreu o rei, e seu pai, Jorge VI. A então Princesa Isabel tinha apenas 25 anos e encontrava-se no Quénia com o marido, quando recebeu a notícia da morte do pai e foi proclamada Rainha Isabel II.

Desde então passaram-se 65 anos de reinado, o que faz de Isabel II a primeira monarca inglesa, até hoje, a permanecer mais tempo no cargo.

Apesar do simbolismo da data, não estão previstas comemorações especiais, ainda que tenha sido cunhada uma coleção de moedas alusivas à efeméride.

Para assinalar o Jubileu de Safira, o Palácio de Buckingham voltou a exibir, nas suas paredes, um retrato de 2014 em que a rainha posa com um vestido e um colar de safiras azuis, que o seu pai, o rei Jorge VI, lhe ofereceu como prenda de casamento, em 1947. A fotografia, tirada pelo fotógrafo David Bailey, foi também reproduzida na página de Instagram da família real inglesa.

Quanto a Isabel II, deverá passar o dia – designado “Accession Day”– de forma discreta, no palácio de Sandringham, na zona rural de Norfolk, à semelhança do que aconteceu nos outros anos.

Em cima, na fotogaleria, pode o retrato acima referido, bem como outras imagens marcantes da vida da monarca, que celebrou 90 anos, em abril de 2016.

 

Imagem de destaque: Stuart C. Wilson/Reuters