Isabel II faz 94 anos, mas cancela comemorações em sua homenagem

26866707_163865140903884_8315501712387342336_n (2)
[Fotografia: Instagram]

A rainha Isabel II celebra esta quarta-feira, 21 de abril, 94 anos e, pela primeira vez, em 68 anos de reinado, a monarca de Inglaterra cancelou todos os festejos tradicionais deste dia em sua homenagem.

A chefe de Estado pediu que não fosse feita nenhuma salva de armas – geralmente disparadas em Londres de forma a comemorar aniversários reais – por achar não ser apropriado durante a crise do novo Coronavírus. A monarca também revelou que os edifícios do Governo vão estar sem bandeiras neste dia.

Uma fonte próxima à família real disse à imprensa britânica que “Sua Majestade está interessada em que nenhuma medida especial seja adotada para permitir a salva de armas, pois não acha apropriado nas circunstâncias atuais“.

Recorde-se que a rainha já tinha adiado ou cancelado todos os compromissos previstos para as próximas semanas, bem como as festas de primavera, que decorrem por esta altura, nas quais participam milhares de pessoas. Alterações de agenda que têm por objetivo travar a propagação do novo Coronavírus. Como tal, a rainha celebrará em privado com o marido, o príncipe Filipe, com videochamadas e telefonemas da família.

Isabel II está atualmente em isolamento social com o duque de Edimburgo, no Castelo de Windsor, desde 19 de março por conselho das autoridades de saúde e do governo britânico.

A família real explicou, em comunicado à imprensa britânica, que “nenhuma oportunidade de visita pode ser tomada com a segurança da rainha, devido à idade dela e do duque. Mas é também para o benefício de todos que trabalham no castelo”.

A rainha Isabel II subiu ao trono de Inglaterra em 1952 e, desde então, já viu 13 primeiros-ministros servirem o país e assistiu à tomada de posse de 12 presidentes dos Estados Unidos da América.

Para além de ter passado pela Primeira Guerra Mundial, ainda antes de subir ao trono, a então princesa desempenhou um grande momento histórico de liderança e serviço público na Segunda Guerra Mundial, atuando como motorista e mecânica no Serviço Territorial Auxiliar das Mulheres.

Em julho de 1945, Isabel II foi promovida a Comandante Honorário Júnior. Atualmente, a monarca é a única chefe de Estado que serviu na Segunda Guerra que ainda está viva.

Na década de 90 do século passado, Isabel II viu o seu filho Carlos divorciar-se da princesa Diana, assistiu a um país divido após a morte da Princesa do Povo, e, em 2019, passou a ter de enfrentar o escândalo sexual de que o filho príncipe André é acusado.

Mais recentemente, a rainha foi bisavó pela oitava vez do filho de príncipe Harry e Meghan Markle, a quem teve de dizer adeus depois do casal anunciar que se iria afastar da família real.