Isabel II: Um ano a lutar contra problemas de mobilidade e com ordem médica para descanso

FILES-BRITAIN-ROYALS-QUEEN
[Fotografia: Frank Augstein / POOL / AFP]

Desde outubro último que a Rainha tem enfrentado problemas de saúde que a têm obrigado a repousar por aconselhamento médico. Nessa ocasião, Isabel II cancelava, pela primeira vez, um dos seus compromissos públicos, voltaria pouco tempo depois para voltar às suas funções.

Aquando do jubileu pelos 70 anos do reinado, em junho, e quando a imprensa avançava a possibilidade de a monarca não comparecer às celebrações por “problemas de mobilidade”, a monarca surgiu à varanda levando a multidão ao êxtase.

Veja abaixo a batalha que a monarca, de 96 anos, tem travado no último ano. Contudo, nunca os médicos da monarca usaram expressões tão contundentes como “preocupação” como nesta quinta-feira, 8 de setembro, indicando agora algo de maior gravidade.

Outubro de 2021: A 12, rainha é vista a usar bengala – o que o fazia pela segunda vez na sua vida, mas não num momento desta dimensão – e no serviço religioso na Abadia de Westminster. Também neste mês, a 20, e por recomendação médica acaba por cancelar viagem à Irlanda do Norte. Chegou a estar internada para vigilância, mas seis dias depois estava de regresso ao trabalho e a “tarefas leves”.

Novembro de 2021: Não comparece à Conferência das Nações Unidas das Alterações Climáticas, que decorreu em Glasgow, na Escócia. Também por “conselhos médicos para descansar“, a monarca não comparecer ao Remembrance Sunday, em 14 de novembro, devido a uma “problema nas costas”.

20 de fevereiro de 2022: Isabel II com covid-19 e o Palácio de Buckingham afirma que tem “sintomas leves e semelhantes a uma constipação”. A 1 de março regressava ao trabalho e participava em duas audiências virtuais com os embaixadores de Andorra, Carles Jordana Madero, e Chade, Kedella Younous Hamidi.

Março de 2022 : A rainha abandona o serviço do Dia da Commonwealth na Abadia de Westminster. Mas participa no memorial 29 de março para seu falecido marido, o príncipe Philip, que morreu em março de 2021, aos 99 anos.

Abril de 2022: A rainha não comparece ao tradicional serviço religioso da Quinta-feira Santa.

Maio de 2022: Um dos maiores alertas ao longo deste último ano, o momento em que a rainha não compareceu à cerimónia de Abertura de Estado do Parlamento, a 10 de maio e devido a “problemas de mobilidade episódicos”. A monarca foi representada pelo príncipe Carlos.

Recorde-se que Isabel II só não abriu o Parlamento duas vezes durante o reinado de 70 anos, em 1959, ano em que ela estava grávida do príncipe André, e 1963, quando estava grávida do príncipe Eduardo.

Em 2020, a cerimónia foi suspensa devido à pandemia covid-19 e no ano passado teve a capacidade reduzida devido às medidas de saúde, mas mesmo assim a soberana nonagenária esteve presente.

Desde 2019 que deixou de ser transportada na tradicional e vistosa carruagem a cavalos dourado, optando por viajar até Westminster numa limusine por ser mais confortável. A pompa militar também foi reduzida e a rainha deixou de usar a Coroa Imperial ou manto cerimonial devido ao peso e desconforto, envergando um vestido normal.

Isabel II regressou ao trabalho dias depois e para assistir à prestigiada competição equestre “Royal Windsor Horse Show”, perto do Castelo de Windsor.

Junho de 2022: A rainha não comparece a eventos significativos do Jubileu de Platina quando do 70º aniversário do reinado, fazendo apenas duas aparições públicas curtas, uma delas à varanda e para celebração dos súbditos.

Setembro de 2022: Pela primeira vez, a monarca nomeia formalmente a nova primeira-ministra Liz Truss como a 15ª primeira-ministra a partir da Escócia, em Balmoral, e não em Buckingham, Londres. Esta quinta-feira, 8 de setembro, o palácio de Buckingham emite comunicado sobre o estado de saúde frágil da rainha.

Com agências