Isabel II vai ser sepultada ao lado do marido, em Windsor

BRITAIN OBIT QUEEN ELIZABETH II
Fotografia: EPA/TOLGA AKMEN]

As cerimónias fúnebres de Isabel II, que morreu esta quinta-feira, 9 de setembro, vão estender-se por dez dias, cumprindo um ritual que implicará a vinda do corpo do Castelo de Balmoral, na Escócia, para Windsor.

Antes, espera-se que no sábado, 10 de setembro, o caixão deverá ir para o palácio Holyroodhouse, em Edimburgo, tal como previsto na chamada Operação Ponte de Londres. Porém, com alterações, tendo também o nome de Operação Unicórnio por estar a acontecer na Escócia.

Carlos, futuro Carlos III, é esperado, tal como a nota da casa real informou, que chegue a Westminster, Londres, já hoje, 9 de setembro, e para receber as condolências. Porém, o proclamado monarca terá de regressar à Escócia para ter a primeira audiência com a primeira-ministra, Nicola Sturgeon. Nesse dia, o terceiro, terá lugar uma procissão cerimonial até à Catedral de St Giles – que ficará aberta ao público por 24 horas.

Ao quarto dia depois da morte, o corpo de Isabel II deverá ser transportado de comboio de Edimburgo para Londres, ou, caso não exista possibilidade, de avião, chegando na manhã seguinte.

E se Carlos seguirá para a Irlanda do Norte, na manhã do quinto dia, que será a próxima terça-feira, o caixão deverá chegar ao palácio de Buckingham e transportado depois para Westminster Hall, que ficará aberto ao público por 23 horas e sempre velado por guardas. São esperadas mais de 500 mil pessoas neste derradeiro adeus à rainha.

Os dias que se seguem são de receção a altas figuras da Commonwealth, sendo esperadas as famílias reais estrangeiras e convidados VIP na véspera do funeral, o nono dia, ou seja, sábado.

De acordo com os planos, o derradeiro adeus acontecerá ao décimo dia, no domingo, com um cortejo fúnebre entre Westminster Hall até à Abadia de Westminster e dois minutos de silêncio que deverão ser observados em todo o território. Um cerimonial que deverá começar às nove da manhã, com o ecoar do Big Ben.

Após o serviço religioso, o corpo será levado em procissão cerimonial pelas ruas, ladeadas pela multidão, até Hyde Park. Daqui, o caixão seguirá escoltado por militares da Marinha Real britânica até Windsor. Isabel II será sepultada ao lado do seu pai Jorge VI, do marido Duque de Edimburgo, o príncipe Philip. Carlos, o novo rei, será a última pessoa a despedir-se.