Israelita Netta vence Eurovisão com mensagem #MeToo

Israel venceu esta noite a 63ª edição do Festival Eurovisão da Canção, com o tema ‘Toy’ – inspirado no movimento #MeToo – interpretado por Netta Barzilai. Portugal, representado por Cláudia Pascoal e Isaura, ficou em último lugar.

O país vencedor, Israel, que já tinha conquistado o ‘ouro’ neste festival em três ocasiões – 1978, 1979 e 1998 – obteve a maior pontuação (529 pontos), atribuída pelos espetadores de cada país e ainda pelos júris nacionais dos 43 países que participaram nesta edição que, este ano, se realizou na Altice Arena, em Lisboa.

No segundo lugar ficou o Chipre, com 436 pontos, e na terceira posição a Áustria, com 342 pontos. A canção portuguesa – ‘O Jardim’ – interpretada por Cláudia Pascoal e Isaura, ficou em último lugar. Confira abaixo os resultados das votações finais:

Tema vencedor faz apologia ao #MeToo

A música vencedora, Toy, uma das favoritas à vitória nas casas de apostas, é cantada em inglês, mas com alguns versos em hebraico. O tema é dirigido, sobretudo, para o público feminino. Netta, de 25 anos, aposta na temática de empoderamento – evocando a mensagem do #MeToo – do poder das mulheres. Sendo uma delas, ela vem cantar que não se deixa abater por um qualquer “stupid boy” [rapaz estúpido, em tradução literal].

“Obrigada por celebrarem a diversidade e por escolherem a diferença”, agradeceu a intérprete deste tema sobre o ‘girl power’ (‘poder feminino’) depois de ter recebido o galardão entregue por Salvador Sobral, vencedor da edição anterior do concurso.


Eurovisão: Potencial vencedora já serviu cafés e trabalhou em creches


Percorra a galeria de imagens acima para (re)ver alguns dos momentos da atuação de Netta Barzilai na grande final da Eurovisão, que contou com inúmeras atuações surpresa, nomeadamente das fadistas portuguesas Ana Moura e Mariza e de Salvador Sobral e Caetano Veloso.

RA com Lusa

Imagem de destaque: REUTERS/Pedro Nunes

Eurovisão: eis os looks das apresentadoras para a grande final

Eurovisão: vencedora do ‘Got Talent Ucrânia’ homenageia Portugal de forma emocionante