Isto é o que os homens não entendem sobre o amor

iStock-1124457614discussao

Já é um facto sabido: os homens lutam por entender as mulheres e, claro está, as mulheres tentam à força perceber o que vai na cabeça dos homens. E se há algumas coisas que eles querem mesmo que nós entendamos, também existem outras tantas que eles não conseguem entender. E a ciência prova o quê e porquê.

Consideradas faladoras natas, conversar não é problema para as mulheres, o pior é mesmo conseguirem fazer-se ouvir… sobretudo quando a conversa é com o sexo oposto. Mas existem pelo menos 14 dicas que a vão ajudar a falar e ser ouvida. Mas, ao que parece, a ciência descobriu agora outra grande diferença entre os homens e as mulheres que, por sua vez, pode mesmo condicionar o destino de uma relação.

Um grupo de especialistas descobriu um pequeno fator que pode, inclusive, mudar o sentido das relações entre homens e mulheres – em relações heterossexuais – e tem tudo a ver com a forma como ambos os sexos olham para a perceção de amor.

Enquanto as mulheres se focam no que vivem durante a própria relação, os homens focam-se mais em metas e objetivos. Embora esta diferença pareça inofensiva, pode mesmo ser significado de atrito entre o casal.

Cody Kommers, autor do estudo publicado na revista Psychology Today, afirma à revista feminina Glamour que “a forma mais técnica de um psicólogo descrever isto é que os homens preocupam-se mais com o valor ‘instrumental’ de um objeto ou situação. Eles tendem a avaliar as situações ponderando se isso os vai ou não ajudar a levar até onde querem ir. Quanto maior o valor instrumental de algo, mais eles tendem a valorizá-lo”, afirma o especialista. O problema deste pensamento é que o amor é também visto como uma meta para os seus objetivos.

Já a perspetiva feminina é mais precisa, o que evita também que as mulheres se cansem ou fartem tão depressa das relações: as coisas são para ser vividas e aprendidas à medida que a relação vai avançando.

“Um dos aspetos mais difíceis disto é que não há garantias de que um homem perceba que o amor funciona (ou não funciona) desta maneira”, afirma o investigador, acrescentando ainda que “um grande número de homens passa a vida toda sem conseguir fazer realmente essa distinção, seja ela a nível explícito ou intuitivo. Simplesmente não veem que o seu amor direcionado por objetivos faz com que fique a faltar algo na relação”, concluiu.

Ainda que as mulheres possam tentar ajudar, a verdade é que só o próprio homem pode chegar à conclusão que o amor não deve ser direcionado por objetivos, vivendo apenas a relação sem que coloque metas tangíveis a um curto espaço de tempo.