Publicidade Continue a leitura a seguir

IVA Zero nas leguminosas secas? Eis como demolhar feijão e grão de bico

[Fotografia: Pexels/Milada Vigerova]

Publicidade Continue a leitura a seguir

Feijão vermelho e frade e grão de bico secos são alguns dos bens alimentares que constituem a lista de produtos alimentares com IVA Zero apresentada esta segunda-feira, 27 de março.

Estas leguminosas têm de ser demolhadas antes de serem confecionadas para que a água perdida seja restabelecida, para que o grão e o feijão, por exemplo, sejam mais fáceis de cozinhar – e consumam menos energia -, se tornem mais fáceis de digerir e menos propensos a provocar flatulência e, ainda, para ajudar a eliminar parte de algumas substâncias como, por exemplo, os fitatos, que inibem a biodisponibilidade de alguns nutrientes.

A demolha pode ser feita de três formas: em água fria durante 12 horas ou uma noite, em água a ferver no período de uma hora ou no micro-ondas, em água, entre 10 a 15 minutos, deixando repousar depois ao longo de uma hora.

Ana Sofia Freitas – nutricionista e Membro Efetivo da Ordem dos Nutricionistas desde 2017 – deu o seu parecer acerca do tempo da demolha e revelou que “falta ainda alguma informação científica”, revelou ao portal Sapo. No entanto, aponta para um período mínimo de seis horas que se pode estender até um dia (24.00 horas) e deixa claro que “dos vários estudos que foram feitos, não há resultados standard“.

Já a Ana Rita Nunes, Coach de Saúde e Nutrição, indica no seu blog, Anita Health, 12 a 14 horas para demolhar o grão de bico e, 6 a 8 horas para o feijão vermelho e frade.

Para o cozimento das leguminosas secas ser mais rápido, deve começar por ferve-las durante 5 minutos e, depois remover a água, de acordo com a Associação Portuguesa dos Nutricionistas. Posteriormente, cozinhe novamente as leguminosas, em nova água, sendo que deve mudá-la uma ou duas vezes durante a demolha.

Para evitar que a textura das leguminosas fique mais dura, não adicione sal quando as leguminosas cozem. O tempo de cozedura varia entre uma e duas horas e meia, segundo indica a Deco Proteste.

Para que o processo seja mais rápido, utilize a panela de pressão e conte com 45 minutos de cozedura para o grão de bico. O feijão, por seu turno, leva 45 a 60 minutos a cozer numa panela normal. Na de pressão, fica pronto em 30 minutos.

A Coach de Saúde e Nutrição, por seu lado, menciona, no seu blog Anita Health, 60 a 90 minutos de cozedura do grão de bico quando feito numa panela normal. Em panela de pressão, aponta que pode demorar entre 30 a 45 minutos.

No que diz respeito ao feijão vermelho, o tempo de confeção em panela normal é de 45 a 50 minutos e 20 a 25 minutos numa panela de pressão. O feijão frade, por sua vez, leva 40 a 45 minutos a cozer em panela normal e 15 a 20 minutos em panela de pressão.

Terminado o procedimento de cozedura, descarte a água da demolha antes de cozer a leguminosa, visto que, segundo a nutricionista Ana Sofia Freitas, é aí que ficam os compostos antinutricionais que se pretendem evitar.

Depois da demolha, parta um grão a meio e observe o rebento a surgir (que acontece especialmente nas leguminosas biológicas).

Também pode optar por estas leguminosas em conserva, em que o grão e o feijão já estão cozidos e a confeção torna-se mais rápida. A água da lata – embora contenha sal – pode ser utilizada, dado que é rica em nutrientes. Se esta for a sua escolha, antes de comprar, leia bem o rótulo das embalagens e tenha preferência pelas versões mais simples, com menos sal e sem outros ingredientes como, por exemplo, o açúcar.