Subir

J.K. Rowling lança novo livro e não é um Harry Potter

Uma Vida Muito Boa chega hoje às livrarias. Não é um romance, antes a história sobre uma parte muito problemática da sua vida

Os fãs de J.K. Rowling costumam esquadrinhar todos os seus livros para encontrarem pormenores autobiográficos. Desta vez, não necessitam de ser detetives perspicazes pois o seu novo trabalho é totalmente autobiográfico. Chama-se Uma Vida Muito Boa e tem como subtítulo Os benefícios do fracasso e a importância da imaginação, e chega hoje às livrarias.

O mais interessante deste volume com 70 páginas é que não sendo uma história como as que costuma contar, J.K. Rowling aproveita ter sido convidada para fazer o discurso de abertura de uma cerimónia de formatura da Universidade de Harvard para contar a história da sua vida, sem se cingir ao sucesso de Harry Potter que lhe mudou a vida, mas para alertar os recém-formados para as dificuldades que os espera no mercado de trabalho.

Esta palestra já aconteceu há nove anos mas só este ano é que, em Portugal, é passada a livro e a razão de o ter sido não é só para completar a biografia da escritora com novas informações, antes para angariar fundos para a organização que criou, a Lumos, que pretende diminuir o gigantesco número de oito milhões de crianças institucionalizadas em todo o mundo.

O que é mais interessante no início deste discurso é o modo como J.K. Rowling adverte os alunos que terminaram os seus cursos. Sem quaisquer rodeios diz-lhes que eles fazem parte de uma elite norte-americana e que por essa mesma razão nunca terão tido problemas financeiros na vida nem dificuldades em chegar até ao momento em que estão a ser diplomados. É de uma frontalidade impressionante, o que só por si já faz valer a pena ler este Uma Vida Muito Boa.

Leia o artigo completo em www.dn.pt